Thursday, September 10, 2015

Planificação Anual Estudo do Meio - 2015/2016


AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO
1º Ciclo
Planificação Anual de 2.º ano
Ano Letivo 2014/2015

1.º Trimestre                                                                                                                                                  Estudo do Meio   
Bloco
Conteúdos
Objetivos
Avaliação
- À DESCOBERTA DE SI MESMO

- À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

- À DESCOBERTA DE SI MESMO




- À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

-À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS


Ø O passado próximo familiar
Ø Os seus itinerários

Ø O passado mais longínquo da criança
Ø O passado próximo familiar

Ø O seu corpo
Ø A saúde do seu corpo




Ø A vida em sociedade
Ø Modos de vida e funções de alguns membros da comunidade

Ø Realizar experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente
ØManusear objetos em situações concretas
v Localizar, em mapas, o local do nascimento, locais onde tenha vivido anteriormente ou tenha passado férias…
v Descrever os seus itinerários diários (casa/escola, lojas…).
v Localizar os pontos de partida e chegada.
v Traçar o itinerário na planta do bairro ou da localidade

v Reconhecer datas e factos (data de nascimento, quando começou a andar e a falar…): localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos; reconhecer unidades de tempo: o mês e o ano; identificar o ano comum e o ano bissexto.
v Reconhecer datas e factos (aniversários, festas…): localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos.
v Localizar, em mapas ou plantas: local de nascimento, habitação, trabalho, férias…

v Identificar os órgãos dos sentidos: localizar, no corpo, os órgãos dos sentidos; distinguir objetos pelo cheiro, sabor, textura, forma…; distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca (vozes, ruídos de máquinas, cores e cheiros de flores…).
v Reconhecer modificações do seu corpo (queda dos dentes de leite e nascimento da dentição definitiva…).
v Conhecer e aplicar normas de higiene:  higiene do corpo (hábitos de higiene diária); higiene alimentar (identificação dos alimentos indispensáveis a uma vida saudável, importância da água potável, verificação do prazo de validade dos alimentos…); higiene do vestuário; higiene dos espaços de uso coletivo (habitação, escola, ruas…).
v Identificar alguns cuidados a ter com a visão e a audição (não ler às escuras, ver televisão a uma distância correta, evitar sons de intensidade muito elevada…).
v Reconhecer a importância da vacinação para a saúde.

v Conhecer e aplicar algumas regras de convivência social.
v Respeitar os interesses individuais e coletivos.
v Conhecer e aplicar formas de harmonização de conflitos: diálogo, consenso, votação.
v Identificar profissões (merceeiro, médico, agricultor, sapateiro, operário, carteiro…).
v Contactar e descrever elementos da comunidade em termos de: idade; sexo; o que fazem; onde trabalham; como trabalham…

v Comparar materiais (sal, açúcar, vidro, madeira, barro, areia, cortiça, papel, cera, objetos variados…) segundo algumas das suas propriedades (flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade…).
v Agrupar materiais segundo essas propriedades.
v Relacionar essas propriedades com a utilidade dos materiais.
v Reconhecer a utilidade de objetos (tesoura, martelo, sacho, serrote, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador, furador…).
v Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua utilização.

A recolha das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de avaliação;
ü trabalhos escritos individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários;
ü intervenções orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação direta e informal de:
- leitura
-comportamentos
- atitudes
- participação
ü autonomia na aprendizagem;
ü empenho,  motivação e criatividade.
 
2.º Trimestre                                                                                                                                               Estudo do Meio   
Bloco
Conteúdos
Objetivos
Avaliação
-À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
-À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS


-À DESCOBERTA DE SI MESMO

-À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL

-À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

Ø Institutos e serviços existentes na comunidade

Ø Os meios de comunicação



Ø A segurança do seu corpo

Ø Os aspetos físicos do meio local


Ø Realizar experiências com o ar

v Contactar e recolher dados sobre coletividades, serviços de saúde, correios, bancos, organizações religiosas, autarquias…


v Reconhecer tipos de comunicação pessoal (correio, telefone…).
v Reconhecer tipos de comunicação social (jornais, rádio, televisão…).
v Identificar alguns cuidados na utilização: dos transportes públicos; de passagens de nível.
v Distinguir diferentes tipos de transportes utilizados na sua comunidade.
v Conhecer outros tipos de transportes.

v Conhecer e aplicar normas de prevenção rodoviária (sinais de trânsito úteis para o dia a dia da criança: sinais de peões, pistas de bicicletas, passagens de nível…).


v Identificar o tempo que faz (registar as condições atmosféricas diárias).
v Reconhecer alguns estados do tempo (chuvoso, quente, frio, ventoso…).
v Relacionar as estações do ano com os estados do tempo característicos.

v Reconhecer o ar em movimento (vento, correntes de ar…).
v Reconhecer a existência do ar (balões, seringas…).
v Reconhecer que o ar tem peso (usar balões e bolas com ar e vazios).
v Experimentar o comportamento de objetos em presença de ar quente e de ar frio (objetos leves sobre um calorífero, balões de S. João…).

A recolha das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de avaliação;
ü trabalhos escritos individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários;
ü intervenções orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação direta e informal de:
- leitura
-comportamentos
- atitudes
- participação

ü autonomia na aprendizagem;
ü empenho,  motivação e criatividade.





3.º Trimestre                                                                                                                                                 Estudo do Meio   
Bloco
Conteúdos
Objetivos
Avaliação
-À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL






-À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS




-À DESCOBERTA DE SI MESMO
Ø Os seres vivos do seu ambiente







Ø Realizar experiências com alguns materiais e objetos de uso corrente



Ø A segurança do seu corpo
Ø As suas perspetivas para um futuro mais longínquo
v Observar e identificar algumas plantas mais comuns existentes no ambiente próximo: plantas espontâneas; plantas cultivadas.
v Reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas.
v Conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule, folhas, flores e frutos).
v Registar variações do aspeto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma árvore.
v Observar e identificar alguns animais mais comuns existentes no ambiente próximo: animais selvagens; animais domésticos.
v Reconhecer diferentes ambientes onde vivem os animais (terra, água, ar).
v Reconhecer características externas de alguns animais (corpo coberto de penas, pelos, escamas, bico, garras…).
v Recolher dados sobre o modo de vida desses animais (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam…).
v Identificar a sua origem (natural/artificial).


v Observar materiais de origens diferentes.
v Realizar experiências de materiais de uso comum.
v Identificar a origem dos materiais.




v Conhecer e aplicar regras de segurança na praia, nos rios, nas piscinas.
v Exprimir aspirações sobre o que irá fazer nas férias grandes, no ano que vem…
v Enunciar projetos.


A recolha das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de avaliação;
ü trabalhos escritos individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários;
ü intervenções orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação direta e informal de:
- leitura
-comportamentos
- atitudes
- participação;

ü autonomia na aprendizagem;
ü empenho,  motivação e criatividade.




                           

No comments:

Post a Comment