|
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE
CARVALHO
1º Ciclo
Planificação Anual de 2.º ano
Ano Letivo 2014/2015
|
|
1.º
Trimestre Estudo do Meio
Bloco
|
Conteúdos
|
Objetivos
|
Avaliação
|
- À DESCOBERTA DE SI MESMO
- À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
- À DESCOBERTA DE SI MESMO
- À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
-À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
|
Ø
O passado próximo
familiar
Ø
Os seus itinerários
Ø
O passado mais longínquo
da criança
Ø
O passado próximo
familiar
Ø
O seu corpo
Ø
A saúde do seu corpo
Ø
A vida em sociedade
Ø
Modos de vida e funções
de alguns membros da comunidade
Ø
Realizar experiências com
alguns materiais e objetos de uso corrente
ØManusear
objetos em situações concretas
|
v Localizar, em mapas, o local do nascimento, locais onde tenha vivido
anteriormente ou tenha passado férias…
v
Descrever os seus itinerários diários
(casa/escola, lojas…).
v
Localizar os pontos de partida e chegada.
v Traçar o itinerário na
planta do bairro ou da localidade
v
Reconhecer datas e factos (data de nascimento,
quando começou a andar e a falar…): localizar, numa linha de tempo, datas e
factos significativos; reconhecer unidades de tempo: o mês e o ano;
identificar o ano comum e o ano bissexto.
v
Reconhecer datas e factos (aniversários,
festas…): localizar, numa linha de tempo, datas e factos significativos.
v
Localizar, em mapas ou plantas: local de
nascimento, habitação, trabalho, férias…
v
Identificar os órgãos dos sentidos: localizar,
no corpo, os órgãos dos sentidos; distinguir objetos pelo cheiro, sabor,
textura, forma…; distinguir sons, cheiros e cores do ambiente que o cerca
(vozes, ruídos de máquinas, cores e cheiros de flores…).
v
Reconhecer modificações do seu corpo (queda dos
dentes de leite e nascimento da dentição definitiva…).
v
Conhecer e aplicar normas de higiene: higiene do corpo (hábitos de higiene
diária); higiene alimentar (identificação dos alimentos indispensáveis a uma
vida saudável, importância da água potável, verificação do prazo de validade
dos alimentos…); higiene do vestuário; higiene dos espaços de uso coletivo
(habitação, escola, ruas…).
v
Identificar alguns cuidados a ter com a visão e
a audição (não ler às escuras, ver televisão a uma distância correta, evitar
sons de intensidade muito elevada…).
v
Reconhecer a importância da vacinação para a
saúde.
v
Conhecer e aplicar algumas regras de convivência
social.
v
Respeitar os interesses individuais e coletivos.
v
Conhecer e aplicar formas de harmonização de
conflitos: diálogo, consenso, votação.
v
Identificar profissões (merceeiro, médico,
agricultor, sapateiro, operário, carteiro…).
v
Contactar e descrever elementos da comunidade em
termos de: idade; sexo; o que fazem; onde trabalham; como trabalham…
v
Comparar materiais (sal, açúcar, vidro, madeira,
barro, areia, cortiça, papel, cera, objetos variados…) segundo algumas das
suas propriedades (flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza,
transparência, combustibilidade…).
v
Agrupar materiais segundo essas propriedades.
v
Relacionar essas propriedades com a utilidade dos
materiais.
v
Reconhecer a utilidade de objetos (tesoura,
martelo, sacho, serrote, máquina de escrever, gravador, lupa, agrafador,
furador…).
v
Conhecer e aplicar alguns cuidados na sua
utilização.
|
A recolha das informações necessárias à correta avaliação será
contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas
de trabalho e de avaliação;
ü trabalhos
escritos individuais e de grupo;
ü qualidade
dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários;
ü intervenções
orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação
direta e informal de:
- leitura
-comportamentos
- atitudes
-
participação
ü autonomia
na aprendizagem;
ü empenho,
motivação e criatividade.
|
2.º
Trimestre Estudo do Meio
Bloco
|
Conteúdos
|
Objetivos
|
Avaliação
|
-À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
-À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
-À DESCOBERTA DE SI MESMO
-À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
-À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
|
Ø Institutos e serviços existentes na comunidade
Ø
Os meios de comunicação
Ø A segurança do seu corpo
Ø Os aspetos físicos do meio local
Ø Realizar experiências com o ar
|
v
Contactar e recolher dados sobre coletividades,
serviços de saúde, correios, bancos, organizações religiosas, autarquias…
v
Reconhecer tipos de comunicação pessoal
(correio, telefone…).
v
Reconhecer tipos de comunicação social (jornais, rádio, televisão…).
v
Identificar alguns cuidados na utilização: dos
transportes públicos; de passagens de nível.
v
Distinguir diferentes tipos de transportes
utilizados na sua comunidade.
v
Conhecer outros tipos de transportes.
v
Conhecer e aplicar normas de prevenção
rodoviária (sinais de trânsito úteis para o dia a dia da criança: sinais de
peões, pistas de bicicletas, passagens de nível…).
v
Identificar o tempo que faz (registar as
condições atmosféricas diárias).
v
Reconhecer alguns estados do tempo (chuvoso,
quente, frio, ventoso…).
v
Relacionar as estações do ano com os estados do
tempo característicos.
v
Reconhecer o ar em movimento (vento, correntes
de ar…).
v
Reconhecer a existência do ar (balões,
seringas…).
v
Reconhecer que o ar tem peso (usar balões e
bolas com ar e vazios).
v
Experimentar o comportamento de objetos em presença de ar quente e de
ar frio (objetos leves sobre um calorífero, balões de S. João…).
|
A recolha das informações necessárias à correta avaliação será
contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas
de trabalho e de avaliação;
ü trabalhos
escritos individuais e de grupo;
ü qualidade
dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários;
ü intervenções
orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação
direta e informal de:
- leitura
-comportamentos
- atitudes
- participação
ü autonomia
na aprendizagem;
ü empenho,
motivação e criatividade.
|
3.º
Trimestre Estudo do Meio
Bloco
|
Conteúdos
|
Objetivos
|
Avaliação
|
-À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL
-À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
-À DESCOBERTA DE SI MESMO
|
Ø
Os seres vivos do seu
ambiente
Ø
Realizar experiências com
alguns materiais e objetos de uso corrente
Ø
A segurança do seu corpo
Ø
As suas perspetivas para
um futuro mais longínquo
|
v Observar e identificar algumas plantas mais
comuns existentes no ambiente próximo: plantas espontâneas; plantas
cultivadas.
v Reconhecer diferentes ambientes onde vivem as
plantas.
v Conhecer partes constitutivas das plantas mais
comuns (raiz, caule, folhas, flores e frutos).
v Registar
variações do aspeto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma árvore.
v Observar e identificar alguns animais mais
comuns existentes no ambiente próximo: animais selvagens; animais domésticos.
v Reconhecer diferentes ambientes onde vivem os
animais (terra, água, ar).
v Reconhecer características externas de alguns
animais (corpo coberto de penas, pelos, escamas, bico, garras…).
v Recolher dados sobre o modo de vida desses
animais (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam…).
v Identificar
a sua origem (natural/artificial).
v Observar
materiais de origens diferentes.
v Realizar
experiências de materiais de uso comum.
v Identificar
a origem dos materiais.
v Conhecer
e aplicar regras de segurança na praia, nos rios, nas piscinas.
v Exprimir aspirações sobre o que irá fazer nas
férias grandes, no ano que vem…
v Enunciar projetos.
|
A recolha das informações necessárias à correta avaliação será
contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas
de trabalho e de avaliação;
ü trabalhos
escritos individuais e de grupo;
ü qualidade
dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários;
ü intervenções
orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação
direta e informal de:
- leitura
-comportamentos
- atitudes
-
participação;
ü autonomia
na aprendizagem;
ü empenho,
motivação e criatividade.
|
No comments:
Post a Comment