1º Trimestre
Domínios
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Subdomínios
/ Conteúdos programáticos
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Objetivos
/ Descritores de desempenho
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Avaliação
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Números e Operações
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Números naturais
– Numerais ordinais até
vigésimo;
– Números naturais até 1000;
– Contagens de 2 em 2, de 5
em 5, de 10 em 10 e de 100 em 100;
– Números pares e números
ímpares; identificação através do algarismo das unidades.
Sistema de numeração
decimal
– Ordens decimais:
unidades, dezenas e centenas;
– Valor posicional dos
algarismos;
– Comparação e ordenação
de números até 1000.
Adição e Subtração
– Cálculo mental: somas de
números de um algarismo, diferenças de números até 20, adições e subtrações
de 10, 100 e 1000 a números de três algarismos;
– Problemas de um ou dois
passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou
completar.
– Adições cuja soma seja
inferior a 1000;
– Subtrações de números
até 1000;
Multiplicação
– O símbolo «x».
Sequências e regularidades
– Problemas envolvendo a determinação de
termos de uma sequência dada a lei de formação e a determinação de uma lei de
formação compatível com uma sequência parcialmente conhecida.
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Conhecer
os numerais ordinais
1. Utilizar corretamente
os numerais ordinais até «vigésimo».
Contar
até mil
1. Estender as regras de
construção dos numerais cardinais até 1000.
2. Efetuar contagens de 2
em 2, de 5 em 5, de 10 em 10 e de 100 em 100.
Descodificar
o sistema de numeração decimal
1. Designar cem unidades
por uma centena e reconhecer que uma centena é igual a dez dezenas.
2. Ler e representar
qualquer número natural até 1000, identificando o valor posicional dos
algarismos que o compõem.
3. Comparar números
naturais até 1000 utilizando os símbolos «<» e «>».
Reconhecer
a paridade
1. Distinguir os números
pares dos números ímpares utilizando objetos ou desenhos e efetuando
emparelhamentos.
2. Identificar um número
par como uma soma de parcelas iguais a 2 e reconhecer que um número é par
quando é a soma de duas parcelas iguais.
3. Reconhecer a
alternância dos números pares e ímpares na ordem natural e a paridade de um
número através do algarismo das unidades.
Adicionar
e subtrair números naturais
1. Saber de memória a soma
de dois quaisquer números de um algarismo.
2. Subtrair fluentemente
números naturais até 20.
3. Adicionar ou subtrair
mentalmente 10 e 100 de um número com três algarismos.
4. Adicionar dois ou mais
números naturais cuja soma seja inferior a 1000, privilegiando a
representação vertical do cálculo.
5. Subtrair dois números
naturais até 1000, privilegiando a representação vertical do cálculo.
Resolver
problemas
1. Resolver problemas de
um ou dois passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar,
comparar e completar.
Multiplicar números naturais
1.
Efetuar multiplicações adicionando parcelas iguais, envolvendo números
naturais até 10, por manipulação de objetos ou recorrendo a desenhos e
esquemas.
2. Utilizar
corretamente o símbolo «x».
Resolver problemas
1.
Resolver problemas envolvendo a determinação de termos de uma sequência, dada
a lei de formação.
2.
Resolver problemas envolvendo a determinação de uma lei de formação
compatível com uma sequência parcialmente conhecida.
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A recolha
das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como
base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de
avaliação;
ü trabalhos escritos
individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos
apresentados nos
cadernos
e/ou dossiês diários
ü intervenções orais,
adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação direta e
informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
-
participação
ü autonomia na
aprendizagem;
ü empenho e motivação;
ü criatividade.
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Geometria e Medida
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Localização e orientação
no espaço
– Direções no espaço
relativamente a um observador;
– Voltas inteiras, meias
voltas, quartos de volta, viragens à direita e à esquerda;
– Itinerários em grelhas
quadriculadas.
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Situar-se e situar objetos no espaço
1.
Identificar a «direção» de um objeto ou de um ponto (relativamente a quem
observa) como o conjunto das posições situadas à frente e por detrás desse
objeto ou desse ponto.
2.
Utilizar corretamente os termos «volta inteira», «meia volta», «quarto de
volta», «virar à direita» e «virar à esquerda» do ponto de vista de um
observador e relacioná-los com pares de direções.
3.
Identificar numa grelha quadriculada pontos equidistantes de um dado ponto.
4.
Representar numa grelha quadriculada itinerários incluindo mudanças de
direção e identificando os quartos de volta para a direita e para a esquerda.
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Organização e Tratamento
de dados
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Representação de conjuntos
– Reunião e interseção de
conjuntos;
– Diagramas de Vem e
Carroll.
Representação de dados
– Tabelas de frequências
absolutas, gráficos de pontos, de barras e pictogramas em diferentes escalas;
– Esquemas de contagem (tally
charts).
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Operar com conjuntos
1. Determinar a reunião e a
interseção de dois conjuntos.
2. Construir e interpretar
diagramas de Venn e de Carroll.
3. Classificar objetos de
acordo com um ou dois critérios.
Recolher e
representar conjuntos de dados
1. Ler tabelas de frequências
absolutas, gráficos de pontos e pictogramas em diferentes escalas.
2. Recolher dados utilizando
esquemas de contagem (tally charts) e representá-los em tabelas de
frequências absolutas.
3. Representar dados através de
gráficos de pontos e de pictogramas.
Interpretar representações de conjuntos de dados
1. Retirar informação de
esquemas de contagem gráficos de pontos e pictogramas identificando a
característica em estudo e comparando as frequências absolutas das várias
categorias (no caso das variáveis qualitativas) ou classes (no caso das
variáveis quantitativas discretas) observadas.
2. Organizar conjuntos de dados
em diagramas de Venn e de Carroll.
3. Construir e interpretar
gráficos de barras.
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2º Trimestre
Domínios
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Subdomínios
/ Conteúdos programáticos
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Objetivos
/ Descritores de desempenho
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Avaliação
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Números e Operações
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Multiplicação
– Sentido aditivo e
combinatório;
– O símbolo «x» e os
termos «fator» e «produto»;
– Produto por 1 e por 0;
– Tabuadas do 2, 3, 4, 5, 6
e 10;
– Os termos «dobro»,
«triplo», «quádruplo» e «quíntuplo»;
– Problemas de um ou dois
passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e
combinatório.
Divisão inteira
– Divisão exata por
métodos informais;
– Relação entre a divisão
exata e a multiplicação: dividendo, divisor e quociente;
– O símbolo «:»;
– Os termos «metade»,
«terça parte», «quarta parte» e «quinta parte»;
– Problemas
de um passo envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento.
Sequências e regularidades
– Problemas envolvendo a determinação de
termos de uma sequência dada a lei de formação e a determinação de uma lei de
formação compatível com uma sequência parcialmente conhecida.
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Multiplicar números naturais
1.
Efetuar multiplicações adicionando parcelas iguais, envolvendo números
naturais até 100, por manipulação de objetos ou recorrendo a desenhos e
esquemas.
2.
Utilizar corretamente o símbolo «x» e os termos «fator» e «produto».
3.
Efetuar uma dada multiplicação fixando dois conjuntos disjuntos e contando o
número de pares que se podem formar com um elemento de cada, por manipulação
de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas.
4.
Reconhecer que o produto de qualquer número por 1 é igual a esse número e que
o produto de qualquer número por 0 é igual a 0.
5.
Reconhecer a propriedade comutativa da multiplicação contando o número de
objetos colocados numa malha retangular e verificando que é igual ao produto,
por qualquer ordem, do número de linhas pelo número de colunas.
6.
Calcular o produto de quaisquer dois números de um algarismo.
7.
Construir e saber de memória as tabuadas do 2, do 3, do 4, do 5, do 6 e do
10.
8.
Utilizar adequadamente os termos «dobro», «triplo», «quádruplo» e
«quíntuplo».
Resolver problemas
1. Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo
situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.
Efetuar divisões exatas de números naturais
1.
Efetuar divisões exatas envolvendo divisores até 10 e dividendos até 20 por
manipulação de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas.
2.
Utilizar corretamente o símbolo «:» e os termos «dividendo», «divisor» e
«quociente».
3.
Relacionar a divisão com a multiplicação, sabendo que o quociente é o número
que se deve multiplicar pelo divisor para obter o dividendo.
4.
Efetuar divisões exatas utilizando as tabuadas de multiplicação já
conhecidas.
5.
Utilizar adequadamente os termos «metade», «terça parte», «quarta parte» e
«quinta parte», relacionando-os respetivamente com o dobro, o triplo, o
quádruplo e o quíntuplo.
Resolver problemas
1.
Resolver problemas de um passo envolvendo situações de partilha equitativa e
de agrupamento.
Resolver problemas
1.
Resolver problemas envolvendo a determinação de termos de uma sequência, dada
a lei de formação.
2. Resolver
problemas envolvendo a determinação de uma lei de formação compatível com uma
sequência parcialmente conhecida.
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A recolha
das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como
base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de
avaliação;
ü trabalhos escritos
individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos
apresentados nos
cadernos
e/ou dossiês diários
ü intervenções orais,
adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação direta e
informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
-
participação
ü autonomia na
aprendizagem;
ü empenho e motivação;
ü criatividade.
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Geometria e Medida
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Figuras geométricas
– Retas e semirretas;
– Polígonos e linhas
poligonais;
– Parte interna e externa
de linhas planas fechadas;
– Triângulos isósceles,
equiláteros e escalenos;
– Quadriláteros
(retângulo, quadrado e losango);
– Pentágonos e hexágonos;
– Sólidos geométricos –
poliedros e não poliedros; pirâmides e cones; vértice, aresta e face;
– Atributos geométricos e
não geométricos de um objeto;
– Construção de figuras
com eixo de simetria.
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Reconhecer e representar formas geométricas
1.
Identificar a semirreta com origem em O e que passa no ponto P como a figura
geométrica constituída pelos pontos que estão na direção de P relativamente a
O.
2.
Identificar a reta determinada por dois pontos como o conjunto dos pontos com
eles alinhados e utilizar corretamente as expressões «semirretas opostas» e
«reta suporte de uma semirreta».
3.
Distinguir linhas poligonais de linhas não poligonais e polígonos de figuras
planas não poligonais.
4.
Identificar em desenhos as partes interna e externa de linhas planas fechadas
e utilizar o termo «fronteira» para designar as linhas.
5.
Identificar e representar triângulos isósceles, equiláteros e escalenos,
reconhecendo os segundos como casos particulares dos primeiros.
6.
Identificar e representar losangos e reconhecer o quadrado como caso
particular do losango.
7.
Identificar e representar quadriláteros e reconhecer os losangos e retângulos
como casos particulares de quadriláteros.
8.
Identificar e representar pentágonos e hexágonos.
9.
Identificar pirâmides e cones, distinguir poliedros de outros sólidos e
utilizar corretamente os termos «vértice», «aresta» e «face».
10.
Identificar figuras geométricas numa composição e efetuar composições de
figuras geométricas.
11.
Distinguir atributos não geométricos de atributos geométricos de um dado
objeto.
12.
Completar figuras planas de modo que fiquem simétricas relativamente a um
eixo previamente fixado, utilizando dobragens, papel vegetal, etc.
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3º Trimestre
Domínios
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Subdomínios
/ Conteúdos programáticos
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Objetivos
/ Descritores de desempenho
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Avaliação
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Números e Operações
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Números racionais não
negativos
– Frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5,
1/10, 1/100 e 1/1000 como medidas de comprimentos e de outras grandezas;
– Representação dos
números naturais e das frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5 e 1/10 numa reta numérica.
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Dividir a unidade
1. Fixar
um segmento de reta como unidade e identificar 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10,
1/100 e 1/100 como números, iguais à medida do comprimento de cada um dos segmentos
de reta resultantes da decomposição da unidade em respetivamente dois, três,
quatro, cinco, dez, cem e mil segmentos de reta de igual comprimento.
2. Fixar
um segmento de reta como unidade e representar números naturais e as frações
1/2, 1/3, 1/4, 1/5 e 1/10 por pontos de uma semirreta dada, representando o
zero pela origem e de tal modo que o ponto que representa determinado número
se encontra a uma distância da origem igual a esse número de unidades.
3.
Utilizar as frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10, 1/100 e 1/1000 para referir
cada uma das partes de um todo dividido respetivamente em duas, três, quatro,
cinco, dez, cem e mil partes equivalentes.
Resolver problemas
1.
Resolver problemas envolvendo a determinação de termos de uma sequência, dada
a lei de formação.
2.
Resolver problemas envolvendo a determinação de uma lei de formação
compatível com uma sequência parcialmente conhecida.
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A recolha
das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como
base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de
avaliação;
ü trabalhos escritos
individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos
apresentados nos
cadernos
e/ou dossiês diários
ü intervenções orais,
adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação direta e
informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
- participação
ü autonomia na
aprendizagem;
ü empenho e motivação;
ü criatividade.
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Geometria e Medida
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Medida
Tempo
– Instrumentos de medida
do tempo;
– A hora;
– Relógios de ponteiros e
a medida do tempo em horas, meias horas e quartos de hora;
– Calendários
e horários.
Problemas
– Problemas de um ou dois
passos envolvendo medidas de diferentes grandezas.
Medida
Distância
e Comprimento
– Comparação de medidas de
comprimento em dada unidade;
– Subunidades de
comprimento: um meio, um terço, um quarto, um quinto, um décimo, um centésimo
e um milésimo da unidade;
– Unidades do sistema
métrico;
– Perímetro de um
polígono.
Área
– Medidas de área em
unidades não convencionais.
Dinheiro
– Contagens de dinheiro em
euros e cêntimos envolvendo números até 1000.
Problemas
– Problemas
de um ou dois passos envolvendo medidas de diferentes grandezas.
Medida
Volume
e capacidade
– Sólidos
equidecomponíveis em cubos de arestas iguais;
– Medidas de volume em
unidades não convencionais;
– Ordenação de capacidades
de recipientes;
– Medidas de capacidades
em unidades não convencionais;
– O litro como unidade de
medida de capacidade;
– Comparação de volumes de
objetos por imersão em líquido contido num recipiente.
Massa
– Comparação de massas em
balanças de dois pratos;
– Pesagens em unidades não
convencionais;
– O quilograma como
unidade de medida de massa.
Problemas
– Problemas
de um ou dois passos envolvendo medidas de diferentes grandezas.
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Medir o tempo
1.
Efetuar medições do tempo utilizando instrumentos apropriados.
2.
Reconhecer a hora como unidade de medida de tempo e relacioná-la com o dia.
3. Ler e
escrever a medida de tempo apresentada num relógio de ponteiros, em horas,
meias horas e quartos de hora.
4. Ler e
interpretar calendários e horários.
Resolver problemas
1. Resolver problemas de um ou dois passos
envolvendo medidas de diferentes grandezas.
Medir distâncias e comprimentos
1.
Reconhecer que fixada uma unidade de comprimento nem sempre é possível medir
uma dada distância exatamente como um número natural e utilizar corretamente
as expressões «mede mais/menos do que» um certo número de unidades.
2.
Designar subunidades de comprimento resultantes da divisão de uma dada
unidade de comprimento em duas, três, quatro, cinco, dez, cem ou mil partes
iguais respetivamente por «um meio», «um terço», «um quarto», «um quinto»,
«um décimo», «um centésimo» ou «um milésimo» da unidade.
3.
Identificar o metro como unidade de comprimento padrão, o decímetro, o
centímetro e o milímetro respetivamente como a décima, a centésima e a
milésima parte do metro e efetuar medições utilizando estas unidades.
4.
Identificar o perímetro de um polígono como a soma das medidas dos
comprimentos dos lados, fixada uma unidade.
Medir áreas
1. Medir
áreas de figuras efetuando decomposições em partes geometricamente iguais
tomadas como unidade de área.
2.
Comparar áreas de figuras utilizando as respetivas medidas, fixada uma mesma
unidade de área.
Contar dinheiro
1. Ler e
escrever quantias de dinheiro decompostas em euros e cêntimos envolvendo
números até 1000.
2.
Efetuar contagens de quantias de dinheiro envolvendo números até 1000.
Resolver problemas
1. Resolver problemas de um ou dois passos
envolvendo medidas de diferentes grandezas.
Medir volumes e capacidades
1.
Reconhecer figuras equidecomponíveis em construções com cubos de arestas
iguais.
2.
Reconhecer que dois objetos equidecomponíveis têm o mesmo volume.
3. Medir
volumes de construções efetuando decomposições em partes geometricamente
iguais tomadas como unidade de volume.
4.
Utilizar a transferência de líquidos para ordenar a capacidade de dois
recipientes.
5. Medir
capacidades, fixado um recipiente como unidade de volume.
6.
Utilizar o litro para realizar medições de capacidade.
7.
Comparar volumes de objetos imergindo-os em líquido contido num recipiente,
por comparação dos níveis atingidos pelo líquido.
Medir massas
1.
Comparar massas numa balança de dois pratos.
2.
Utilizar unidades de massa não convencionais para realizar pesagens.
3.
Utilizar o quilograma para realizar pesagens.
Resolver problemas
1. Resolver problemas de um ou dois passos
envolvendo medidas de diferentes grandezas.
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