Tuesday, April 7, 2015

Planificações do mês de abril

Áreas
Domínios
Conteúdos
Descritores de desempenho
Português

Oralidade





Leitura e Escrita






Iniciação à Educação Literária





Gramática




Consoante h/H

Consoante x/X;


X=ch

·      Letras de origem estrangeira: k, w, y;

·      Alfabeto;



·      Formar singulares e plurais de nomes (de índice temático o ou a)
● Memorizar e reproduzir sequência de sons;
Apropriar-se de novos vocábulos;
● Responder a questões acerca do que ouviu;
Associar palavras ao seu significado;
Articular correctamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa (grupos consonânticos);
● Usar vocabulário adequado ao tema e à situação;
Falar com progressiva autonomia e clareza;
● Dizer poemas memorizados.
Distinguir letra, palavra, frase, texto;
● Identificar os sons da palavra e estabelecer as correspondências som/letra, letra/som;
Localizar palavras em diferentes contextos e diferentes suportes;
● Ler com progressiva autonomia palavras, frases e pequenos textos;
Responder a questões sobre o texto;
● Ler em voz alta
Produzir um discurso oral com correção;
Elaborar e escrever frases respeitando as regras de correspondência fonema/grafema;
●  Aplicar regras dos sinais de pontuação ;
Aplicar regras na formação do plural que seguem a regra geral (acrescentar um s ao singular);
Elaborar por escrito respostas a questionários.
● Articular corretamente os sons da língua;
Identificar sílabas;
● Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita;
● Identificar rimas.
Matemática








Sistema de numeração decimal:

● Representação de números






















• Números naturais até 29, contagens progressivas e regressivas.(cont.)
• Contagens de 4 em 4e 5 em 5,
• Ordens decimais: unidades e dezenas.
• Valor posicional dos algarismos.

• Ordem natural; os símbolos «<» e «>»; comparação e ordenação de números até  vinte e nove.
Problemas de um passo envolvendo situações de juntar/acrescentar e tirar/subtrair.

• Operações com números naturais: adição e subtração.


•Representação vertical da adição.











·         Compreender o valor posicional de um algarismo no sistema de numeração decimal
·         Compor e decompor números
·         Comparar e ordenar números
·         Utilizar a simbologia <, > e =.
·         Identificar e dar exemplos de diferentes representações para o mesmo número.
·         Representar números na reta numérica.
·         Usar os sinais +, - .na representação horizontal  e vertical do cálculo
·         Identificar e dar exemplos de diferentes representações do mesmo número
·         Elaborar sequências de números segundo uma dada lei de formação e investigar regularidades em sequências e em tabelas de números
·         Utilizar corretamente o símbolo «–» e os termos «aditivo», «subtrativo» e «diferença».

Estudo do Meio

À Descoberta Das Inter-relações entre os espaços
·  A casa:
Por dentro e por fora
A minha casa
Mobiliário para cada espaço.
·  A escola:
A minha escola
Os espaços da escola
A escola por dentro
Cada espaço tem uma função
Cada objeto no seu lugar
Atividades escolares











·         Reviver tradições


· Os diferentes espaços da casa
Cada espaço tem uma função
Constituição de uma casa
Diferentes tipos de habitação
Mobiliário de uma casa


· Os diferentes espaços da escola
Diferentes espaços da sua escola
Função de cada espaço
Mobiliário da escola
Actividades escolares

· Atitudes e valores
Respeito pelas regras da escola




·   Falar das tradições da Páscoa e  da sua  importância;
·   Saber o que se celebra na Páscoa;
·   Identificar cada espaço da sua casa e sua função
·  Identificar as partes constituintes de uma casa
·  Reconhecer que cada casa tem o seu mobiliário próprio
·  Identificar os diferentes espaços da sua escola e sua função
·  Reconhecer os diferentes espaços de uma escola
·  Reconhecer a função e utilidade de cada espaço
·  Identificar as actividades da escola
·  Perceber que a cada espaço corresponde um objecto
·  Reconhecer a necessidade de cumprir as regras da escola, de ter atitudes correctas e de ser tolerante.




Expressões       


Dramatizações



● Entoação de canções



● Pintura


● Recorte


● Colagem

·  Jogos de exploração: corpo e voz

·  Desenvolvimento auditivo


·  Jogos de exploração: corpo voz e espaço


·  Jogos dramáticos
Perícia e manipulação
·   Jogos



·   Desenvolver o gosto pela exploração e a capacidade de escutar

·   Movimentar-se livremente a partir de determinadas situações

·   Desenvolver a capacidade de imaginação e de observação

·   Desenvolver as possibilidades expressivas, a capacidade de observação e a integração no grupo

·   Desenvolver formas pessoais de expressar o seu mundo interior r de representar a realidade
·    
·         Valorizar atividades manuais e promover a educação artística,
·         Sensibilizar para a diversas formas de expressão estética e estimulando aptidões nesses domínios                            

·         Realizar ações motoras básicas com aparelhos portáteis
·         Participar em jogos realizando habilidades básicas e ações técnicas e básicas


Atitudes e Valores



·   Ser um cidadão
Organizado e responsável pela sua aprendizagem




·   Ser um cidadão responsável








·       O respeito pelas regras da escola

·       O respeito pelos outros

·       A tolerância

·       A amizade




● Aprender de forma cada vez mais autónoma.

· Desenvolver a capacidade de comunicação
· Desenvolver a criatividade
· Aprender de forma cada vez mais autónoma
· Reconhecer a necessidade de adotar atitudes corretas com os outros
· Reconhecer a importância da amizade
· Identificar as atitudes corretas na escola e com os outros

No comments:

Post a Comment