1º Trimestre
Domínios
|
Subdomínios / Conteúdos programáticos
|
Objetivos
/ Descritores de desempenho
|
Avaliação
|
Oralidade
|
Compreensão do Oral
Entoação e ritmo
Vocabulário: sinónimos, antónimos
Instruções; indicações
Informação essencial e acessória
Expressão Oral
Articulação, acento, entoação, pausa
Vocabulário: sinónimos, antónimos
Entoação e ritmo
Intencionalidade comunicativa
|
·
Respeitar regras da
interação discursiva.
o
Respeitar
o princípio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas.
·
Escutar discursos breves
para aprender e construir conhecimentos.
o
Assinalar
palavras desconhecidas.
o
Apropriar-se
de novas palavras, depois de ouvir uma exposição sobre um tema novo.
o
Referir
o essencial de textos ouvidos.
·
Produzir um discurso oral
com correção.
o
Falar
de forma audível.
o
Articular
corretamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa
(grupos consonânticos).
o
Utilizar
progressivamente a entoação e o ritmo adequados.
·
Produzir discursos com
diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
o
Responder
adequadamente a perguntas.
o
Formular
adequadamente perguntas e pedidos.
o
Partilhar
ideias e sentimentos.
o
Recontar
e contar.
o
Desempenhar
papéis específicos em atividades de expressão orientada (jogos de
simulação e dramatizações), ouvindo os outros, esperando a sua vez e
respeitando o tema.
|
A recolha
das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como
base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de
avaliação;
ü trabalhos escritos
individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos
apresentados nos
cadernos
e/ou dossiês diários
ü intervenções orais,
adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação direta e
informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
-
participação
ü autonomia na
aprendizagem;
ü empenho e motivação;
ü criatividade.
|
Leitura e Escrita
|
Leitura
Texto e imagem
Letra maiúscula,
minúscula, impressa, manuscrita
Direcionalidade da
linguagem escrita
Letra, palavra,
frase, texto
Estratégias de
leitura
Leitura de palavras
Técnicas de
localização da informação
Ordem alfabética
Vocabulário
relativo ao livro (título, subtítulo, capa, contracapa,
lombada,
ilustração, ilustrador)
Leitura em voz alta
Leitura orientada
Tipos e formas de
leitura
Textos
narrativos
Escrita
Direcionalidade da
escrita
Maiúsculas e
minúsculas
Ortografia
Palavra, frase,
texto, imagem
Textos narrativo e
informativo, acróstico, convite, poema
Formular
ideias-chave
Título
Personagem
Tipos de erros
|
·
Desenvolver a consciência
fonológica e operar com fonemas.
o
Repetir,
sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC
pronunciada pelo professor.
o
Repetir,
sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no inicio uma consoante
sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou
CVC, respetivamente.
o
Reunir
numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro
irritado” —> “ki”), cometendo poucos erros.
·
Conhecer o alfabeto e os
grafemas.
o
Associar
as formas minúscula e maiúscula de todas as letras do alfabeto.
o
Recitar
todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa.
o
Escrever
todas as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta
ao nome ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra.
o
Pronunciar
o(s) segmento(s) fónico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrítico e
dos dígrafos e ditongos.
·
Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos.
o
Ler
quase todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas
regulares encontradas nos textos lidos na escola e pelo menos 12 de 15
palavras irregulares escolhidas pelo professor.
o
Descodificar
palavras com fluência crescente: bom domínio na leitura das palavras
dissilábicas de 4 a 6 letras e mais lentamente na das trissilábicas de 7 ou
mais letras.
o
Ler
um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma
velocidade de leitura de, no mínimo, 90 palavras por minuto.
·
Ler textos diversos.
o
Ler
pequenos textos narrativos e poemas.
·
Apropriar-se de novos
vocábulos.
o
Reconhecer
o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do
interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profissões, passatempos,
meios de transporte, viagens, férias, clima, estações do ano, fauna e
flora).
·
Organizar a
informação de um texto lido.
o
Identificar,
por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente
em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 200
palavras.
o
Relacionar
diferentes informações contidas no texto, de maneira a pôr em evidência a
sequência temporal de acontecimentos, mudanças de lugar, encadeamentos de
causa e efeito.
·
Relacionar o texto com
conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
o
Inferir
o sentido de uma palavra desconhecida a partir do contexto frásico ou
textual.
o
Escolher,
em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla
informação contida num texto curto, de 50 a 80 palavras, lido
anteriormente.
·
Monitorizar a
compreensão.
o
Sublinhar
no texto as frases não compreendidas e as palavras desconhecidas, sem omitir
nenhum caso, e pedir informação e esclarecimentos ao professor, procurando
avançar hipóteses.
·
Elaborar e aprofundar
conhecimentos.
o
Procurar
informação sobre temas predeterminados através da consulta de livros da
biblioteca.
·
Desenvolver o
conhecimento da ortografia.
o
Escrever
corretamente todas as sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado.
o
Escrever
corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudopalavras
monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas.
o
Escrever
corretamente pelo menos 55 palavras de uma lista de 60, em situação de
ditado.
o
Elaborar
e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência
fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número
nos nomes, adjetivos e verbos.
o
Detetar
eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita
corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia correta.
·
Mobilizar o conhecimento
da pontuação.
o
Identificar
e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
o
Identificar
e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações.
·
Transcrever e escrever
textos.
o
Transcrever
um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva
legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção,
respeitando acentos e espaços entre as palavras.
o
Transcrever
em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 10
linhas apresentado em letra cursiva e mostrar que é capaz de utilizar
algumas funções simples do tratamento de texto.
o
Escrever
um pequeno texto, em situação de ditado, respeitando as regras posicionais
e contextuais relativas à grafia de c/q; c/s/ss/ç/x; g/j; e m/n, em
função da consoante seguinte.
·
Planificar a escrita de
textos.
o
Formular
as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno
texto informativo.
·
Redigir corretamente.
o
Respeitar
as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
o
Utilizar,
com coerência, os tempos verbais.
o
Utilizar
sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.
o
Cuidar
da apresentação final do texto.
|
|
Iniciação à Educação Literária
|
Vocabulário
relativo ao livro (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação
essencial e acessória
Tema
e assunto
Reconto
Personagem
Expressão
de ideias e sentimentos
|
·
Ouvir ler e ler textos
literários.
o
Ouvir
ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição
popular:
- “Uma
Flor chamada Maria” de Alves Redol;
- “Ou
isto ou aquilo” de Cecília Meireles:
- “A
revolução das letras” de Manuel António Pina;
- “A
girafa que comia estrelas” de Eduardo Agualusa.
o
Praticar
a leitura silenciosa.
o
Ler
pequenos trechos em voz alta.
o
Ler
em coro pequenos poemas.
·
Compreender o essencial
dos textos escutados e lidos.
o
Antecipar
conteúdos com base no título e nas ilustrações.
o
Descobrir
regularidades na cadência dos versos.
o
Interpretar
as intenções e as emoções das personagens de uma história.
o
Fazer
inferências (de sentimento – atitude).
o
Recontar
uma história ouvida ou lida.
o
Propor
alternativas distintas: alterar características das personagens.
o
Propor
um final diferente para a história ouvida ou lida.
·
Ler para apreciar textos
literários.
o
Ouvir
ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.
o
Exprimir
sentimentos e emoções provocados pela leitura de textos.
·
Ler em termos pessoais.
o
Ler,
por iniciativa própria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar.
o
Escolher,
com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais.
·
Dizer e escrever, em
termos pessoais e criativos.
o
Dizer
lengalengas e adivinhas rimadas.
o
Dizer
pequenos poemas memorizados.
o
Contar
pequenas histórias inventadas.
|
|
Gramática
|
Conhecimento Explícito da Língua
O
alfabeto
Nomes
e determinantes
Singular
e plural
Masculino
e feminino
Acentos
gráficos
Antónimos
e sinónimos
Redigir
corretamente
|
·
Explicitar regularidades
no funcionamento da língua.
o
Identificar
nomes.
o
Identificar
o determinante artigo (definido e indefinido).
·
Compreender formas de
organização do léxico.
o A partir de atividades de
oralidade e de leitura, verificar que há palavras que têm significado
semelhante e outras que têm significado oposto.
|
|
2.º Trimestre
Domínios
|
Subdomínios / Conteúdos programáticos
|
Objetivos
/ Descritores de desempenho
|
Avaliação
|
Oralidade
|
Compreensão do Oral
Entoação e ritmo
Vocabulário:
sinónimos, antónimos
Instruções;
indicações
Informação
essencial e acessória
Tema e assunto
Texto oral e texto
escrito
Expressão Oral
Articulação,
acento, entoação, pausa
Entoação e ritmo
Intencionalidade
comunicativa
Regras e papéis da interação oral
|
·
Respeitar regras da
interação discursiva.
o
Respeitar
o princípio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas.
·
Escutar discursos breves
para aprender e construir conhecimentos.
o
Assinalar
palavras desconhecidas.
o
Apropriar-se
de novas palavras, depois de ouvir uma exposição sobre um tema novo.
o
Referir
o essencial de textos ouvidos.
·
Produzir um discurso oral
com correção.
o
Falar
de forma audível.
o
Articular
corretamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa
(grupos consonânticos).
o
Utilizar
progressivamente a entoação e o ritmo adequados.
o
Usar
vocabulário adequado ao tema e à situação e progressivamente mais variado.
o
Construir
frases com grau de complexidade crescente.
·
Produzir discursos com
diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
o
Responder
adequadamente a perguntas.
o
Formular
adequadamente perguntas e pedidos.
o
Partilhar
ideias e sentimentos.
o
Recontar
e contar.
o
Desempenhar
papéis específicos em atividades de expressão orientada (jogos de
simulação e dramatizações), ouvindo os outros, esperando a sua vez e
respeitando o tema.
|
A recolha
das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como
base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de
avaliação;
ü trabalhos escritos
individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos
apresentados nos
cadernos
e/ou dossiês diários
ü intervenções orais,
adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
ü Observação direta e
informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
-
participação
ü autonomia na
aprendizagem;
ü empenho e motivação;
ü criatividade.
|
Leitura e Escrita
|
Leitura
Texto e imagem
Estratégias de leitura
Técnicas de localização da informação
Vocabulário relativo ao livro (título, subtítulo,
capa, contracapa, lombada, ilustração, ilustrador)
Autor
Instruções; indicações
Assunto; ideia principal
Tipos de perguntas
Leitura em voz alta
Leitura orientada
Tipos e
formas de leitura
Textos narrativos,
informativos e descritivos, poemas e banda desenhada.
Escrita
Direccionalidade da
escrita
Maiúsculas e
minúsculas
Sinais de
pontuação: vírgula – enumeração; ponto final; ponto de interrogação; ponto de
exclamação
Acentos (agudo,
grave e circunflexo) e o til.
Sinal gráfico: a cedilha
Ortografia
Textos narrativo e
informativo,
Formular ideias-chave
Título
Personagem
Tipos de erros
|
·
Desenvolver a consciência
fonológica e operar com fonemas.
o
Repetir,
sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC
pronunciada pelo professor.
o
Repetir,
sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no inicio uma consoante
sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou
CVC, respetivamente.
o
Reunir
numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro
irritado” —> “ki”), cometendo poucos erros.
·
Conhecer o alfabeto e os
grafemas.
o
Associar
as formas minúscula e maiúscula de todas as letras do alfabeto.
o
Recitar
todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa.
o
Escrever
todas as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta
ao nome ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra.
o
Pronunciar
o(s) segmento(s) fónico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrítico e
dos dígrafos e ditongos.
o
Escrever
todos os dígrafos e ditongos, de uma das maneiras possíveis em português,
quando solicitados pelo(s) segmento(s) fónico(s) correspondente(s).
·
Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos.
o
Ler
pelo menos 50 de uma lista de 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas (4 sessões
de 15 palavras cada).
o
Ler
corretamente, por minuto, no mínimo, 35 pseudopalavras derivadas de
palavras.
o
Ler
quase todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas
regulares encontradas nos textos lidos na escola e pelo menos 12 de 15
palavras irregulares escolhidas pelo professor.
o
Ler
corretamente, por minuto, no mínimo 65 palavras de uma lista de palavras de
um texto apresentadas quase aleatoriamente.
o
Ler
um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma
velocidade de leitura de, no mínimo, 90 palavras por minuto.
·
Ler textos diversos.
o
Ler
pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda
desenhada.
·
Apropriar-se de novos
vocábulos.
o
Reconhecer
o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do
interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profissões,
passatempos, meios de transporte, viagens, férias, clima, estações do ano,
fauna e flora).
·
Organizar a informação
de um texto lido.
o
Identificar,
por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente
em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 200
palavras.
o
Relacionar
diferentes informações contidas no texto, de maneira a pôr em evidência a
sequência temporal de acontecimentos, mudanças de lugar, encadeamentos de
causa e efeito.
o
Identificar
o tema ou referir o assunto do texto (do que trata), exprimindo-o oralmente e
escrevendo-o de maneira concisa.
o
Indicar
os aspetos nucleares do texto de maneira rigorosa, respeitando a
articulação dos factos ou das ideias assim como o sentido do texto e as
intenções do autor.
·
Relacionar o texto com
conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
o
Inferir
o sentido de uma palavra desconhecida a partir do contexto frásico ou
textual.
o
Escolher,
em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla
informação contida num texto curto, de 50 a 80 palavras, lido anteriormente.
o
Escolher
entre diferentes interpretações, propostas pelo professor, de entre as
intenções ou os sentimentos da personagem principal, a que é a mais apropriada às intenções do autor do
texto, tendo em conta as informações fornecidas, justificando a escolha.
·
Monitorizar a
compreensão.
o
Sublinhar
no texto as frases não compreendidas e as palavras desconhecidas, sem omitir
nenhum caso, e pedir informação e esclarecimentos ao professor, procurando
avançar hipóteses.
·
Elaborar e aprofundar
conhecimentos.
o
Procurar
informação sobre temas predeterminados através da consulta de livros da
biblioteca.
o
Procurar
informação na Internet, a partir de palavras-chave fornecidas pelo
professor, ou em sítios selecionados por este, para preencher, com a
informação pretendida, grelhas previamente elaboradas.
·
Desenvolver o
conhecimento da ortografia.
o
Escrever
corretamente todas as sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado.
o
Escrever
corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudopalavras
monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas.
o
Escrever
corretamente pelo menos 55 palavras de uma lista de 60, em situação de
ditado.
o
Elaborar
e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência
fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número
nos nomes, adjetivos e verbos.
o
Detetar
eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita
corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia correta.
·
Mobilizar o conhecimento
da pontuação.
o
Identificar
e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
o
Identificar
e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações.
·
Transcrever e escrever
textos.
o
Transcrever
um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva
legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção,
respeitando acentos e espaços entre as palavras.
o
Transcrever
em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 10
linhas apresentado em letra cursiva e mostrar que é capaz de utilizar
algumas funções simples do tratamento de texto.
o
Escrever
um pequeno texto, em situação de ditado, respeitando as regras posicionais
e contextuais relativas à grafia de c/q; c/s/ss/ç/x; g/j; e m/n, em
função da consoante seguinte.
o
Escrever
textos, com um mínimo de 50 palavras, parafraseando, informando ou
explicando.
o
Escrever
pequenas narrativas, a partir de sugestões do professor, com identificação
dos elementos quem, quando, onde, o quê, como.
·
Planificar a escrita de
textos.
o
Formular
as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno
texto informativo.
·
Redigir corretamente.
o
Respeitar
as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
o
Utilizar,
com coerência, os tempos verbais.
o
Utilizar
sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.
o
Cuidar
da apresentação final do texto.
|
|
Iniciação à Educação Literária
|
Vocabulário
relativo ao livro: (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação
essencial e acessória
Tema
e assunto
Reconto
Personagem
Expressão
de ideias e sentimentos
Regras e papéis da interação
oral
Rimas
Lengalengas
Adivinhas
Memorização de
poemas
Articulação, entoação e ritmo
|
·
Ouvir ler e ler textos
literários.
o
Ouvir
ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição
popular:
- “Bichos,
bichinhos e bicharocos” de Sidónio Muralha;
- “O
principe com orelhas de burro” de Adolfo Coelho;
- “O
elefante cor-de-rosa” de Luísa Dacosta;
o
Praticar
a leitura silenciosa.
o
Ler
pequenos trechos em voz alta.
o
Ler
em coro pequenos poemas.
·
Compreender o essencial
dos textos escutados e lidos.
o
Antecipar
conteúdos com base no título e nas ilustrações.
o
Descobrir
regularidades na cadência dos versos.
o
Interpretar
as intenções e as emoções das personagens de uma história.
o
Fazer
inferências (de sentimento – atitude).
o
Recontar
uma história ouvida ou lida.
o
Propor
alternativas distintas: alterar características das personagens.
o
Propor
um final diferente para a história ouvida ou lida.
·
Ler para apreciar textos
literários.
o
Ouvir
ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição
popular.
o
Exprimir
sentimentos e emoções provocados pela leitura de textos.
·
Ler em termos pessoais.
o
Ler,
por iniciativa própria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar.
o
Escolher,
com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais.
·
Dizer e escrever, em
termos pessoais e criativos.
o
Dizer
lengalengas e adivinhas rimadas.
o
Dizer
pequenos poemas memorizados.
o
Contar
pequenas histórias inventadas.
o
Recriar
pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical,
plástica, gestual e corporal).
o
Escrever
pequenos textos (em prosa e em verso rimado) por proposta do professor ou por
iniciativa própria.
|
|
Gramática
|
Conhecimento Explícito da Língua
Sinais de pontuação
Adjetivos
Verbos
|
·
Explicitar
regularidades no funcionamento da língua.
o
Identificar
verbos.
o
Identificar
adjetivos.
|
3.º
Trimestre
Domínios
|
Subdomínios / Conteúdos programáticos
|
Objetivos
/ Descritores de desempenho
|
Avaliação
|
Oralidade
|
Compreensão
do Oral
Entoação e ritmo
Vocabulário:
sinónimos, antónimos
Instruções;
indicações
Informação
essencial e acessória
Tema e assunto
Reconto
Texto oral e texto
escrito
Expressão Oral
Articulação,
acento, entoação, pausa Vocabulário: sinónimos, antónimos
Entoação e ritmo
Intencionalidade
comunicativa
Relato:
sequencialização das ações
Regras e papéis da interação oral
|
·
Respeitar regras da
interação discursiva.
o
Respeitar
o princípio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas.
·
Escutar discursos breves
para aprender e construir conhecimentos.
o
Assinalar
palavras desconhecidas.
o
Apropriar-se
de novas palavras, depois de ouvir uma exposição sobre um tema novo.
o
Referir
o essencial de textos ouvidos.
·
Produzir um discurso oral
com correção.
o
Falar
de forma audível.
o
Articular
corretamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa
(grupos consonânticos).
o
Utilizar
progressivamente a entoação e o ritmo adequados.
o
Usar
vocabulário adequado ao tema e à situação e progressivamente mais variado.
o
Construir
frases com grau de complexidade crescente.
·
Produzir discursos com
diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
o
Responder
adequadamente a perguntas.
o
Formular
adequadamente perguntas e pedidos.
o
Partilhar
ideias e sentimentos.
o
Recontar
e contar.
o
Desempenhar
papéis específicos em atividades de expressão orientada (jogos de
simulação e dramatizações), ouvindo os outros, esperando a sua vez e respeitando
o tema.
|
A recolha
das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como
base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de
avaliação;
ü trabalhos escritos
individuais e de grupo;
ü qualidade dos trabalhos
apresentados nos
cadernos
e/ou dossiês diários
ü intervenções orais,
adequadas ao conteúdo dos temas propostos;
|
Leitura e Escrita
|
Leitura
Texto e imagem
Estratégias de
leitura
Técnicas de
localização da informação
Autor
Instruções;
indicações
Assunto; ideia principal
Tipos de perguntas
Leitura em voz alta
Leitura orientada
Tipos e formas de
leitura
Textos
narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda desenhada.
Escrita
Ortografia
Palavra, frase,
texto, imagem
Listas de palavras;
ordem alfabética;
Textos narrativo e
informativo
Formular
ideias-chave
Título
Personagem,
Tipos de erros
|
·
Desenvolver a consciência
fonológica e operar com fonemas.
o
Repetir,
sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC
pronunciada pelo professor.
o
Repetir,
sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no inicio uma consoante
sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou
CVC, respetivamente.
o
Reunir
numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro
irritado” —> “ki”), cometendo poucos erros.
·
Conhecer o alfabeto e os
grafemas.
o
Associar
as formas minúscula e maiúscula de todas as letras do alfabeto.
o
Recitar
todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa.
o
Escrever
todas as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta
ao nome ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra.
o
Pronunciar
o(s) segmento(s) fónico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrítico e
dos dígrafos e ditongos.
o
Escrever
todos os dígrafos e ditongos, de uma das maneiras possíveis em português,
quando solicitados pelo(s) segmento(s) fónico(s) correspondente(s).
·
Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos.
o
Ler
pelo menos 50 de uma lista de 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas (4 sessões
de 15 palavras cada).
o
Ler
corretamente, por minuto, no mínimo, 35 pseudopalavras derivadas de
palavras.
o
Ler
quase todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas
regulares encontradas nos textos lidos na escola e pelo menos 12 de 15
palavras irregulares escolhidas pelo professor.
o
Ler
corretamente, por minuto, no mínimo 65 palavras de uma lista de palavras de
um texto apresentadas quase aleatoriamente.
o
Ler
um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma
velocidade de leitura de, no mínimo, 90 palavras por minuto.
·
Ler textos diversos.
o
Ler
pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda
desenhada.
·
Apropriar-se de novos
vocábulos.
o
Reconhecer
o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do
interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profissões,
passatempos, meios de transporte, viagens, férias, clima, estações do ano,
fauna e flora).
·
Organizar a informação
de um texto lido.
o
Identificar,
por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente
em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 200
palavras.
o
Relacionar
diferentes informações contidas no texto, de maneira a pôr em evidência a
sequência temporal de acontecimentos, mudanças de lugar, encadeamentos de
causa e efeito.
o
Identificar
o tema ou referir o assunto do texto (do que trata), exprimindo-o oralmente e
escrevendo-o de maneira concisa.
o
Indicar
os aspetos nucleares do texto de maneira rigorosa, respeitando a
articulação dos factos ou das ideias assim como o sentido do texto e as
intenções do autor.
·
Relacionar o texto com
conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
o
Inferir
o sentido de uma palavra desconhecida a partir do contexto frásico ou
textual.
o
Escolher,
em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla
informação contida num texto curto, de 50 a 80 palavras, lido
anteriormente.
o
Escolher
entre diferentes interpretações, propostas pelo professor, de entre as
intenções ou os sentimentos da personagem principal, a que é a mais apropriada às intenções do autor do
texto, tendo em conta as informações fornecidas, justificando a escolha.
·
Monitorizar a
compreensão.
o
Sublinhar
no texto as frases não compreendidas e as palavras desconhecidas, sem omitir
nenhum caso, e pedir informação e esclarecimentos ao professor, procurando
avançar hipóteses.
·
Elaborar e aprofundar
conhecimentos.
o
Procurar
informação sobre temas predeterminados através da consulta de livros da
biblioteca.
o
Procurar
informação na Internet, a partir de palavras-chave fornecidas pelo
professor ou em sítios selecionados por este, para preencher, com a
informação pretendida, grelhas previamente elaboradas.
·
Desenvolver o
conhecimento da ortografia.
o
Escrever
corretamente todas as sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado.
o
Escrever
corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudopalavras
monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas.
o
Escrever
corretamente pelo menos 55 palavras de uma lista de 60, em situação de
ditado.
o
Elaborar
e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência
fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número
nos nomes, adjetivos e verbos.
o
Detetar
eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita
corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia correta.
·
Mobilizar o conhecimento
da pontuação.
o
Identificar
e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
o
Identificar
e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações.
·
Transcrever e escrever
textos.
o
Transcrever
um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva
legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção,
respeitando acentos e espaços entre as palavras.
o
Transcrever
em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 10
linhas apresentado em letra cursiva e mostrar que é capaz de utilizar
algumas funções simples do tratamento de texto.
o
Escrever
um pequeno texto, em situação de ditado, respeitando as regras posicionais
e contextuais relativas à grafia de c/q; c/s/ss/ç/x; g/j; e m/n, em
função da consoante seguinte.
o
Escrever
textos, com um mínimo de 50 palavras, parafraseando, informando ou
explicando.
o
Escrever
pequenas narrativas, a partir de sugestões do professor, com identificação
dos elementos quem, quando, onde, o quê, como.
·
Planificar a escrita de
textos.
o
Formular
as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno
texto informativo.
·
Redigir corretamente.
o
Respeitar
as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
o
Utilizar,
com coerência, os tempos verbais.
o
Utilizar
sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.
o
Cuidar
da apresentação final do texto.
|
ü Observação direta e
informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
-
participação
ü autonomia na
aprendizagem;
ü empenho e motivação;
ü criatividade.
|
Iniciação à Educação Literária
|
Vocabulário
relativo ao livro: (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação
essencial e acessória
Tema
e assunto
Reconto
Personagem
Expressão
de ideias e sentimentos
Regras e papéis da interação oral
|
·
Ouvir ler e ler textos
literários.
o
Ouvir
ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.
o
Praticar
a leitura silenciosa.
o
Ler
pequenos trechos em voz alta.
o
Ler
em coro pequenos poemas.
·
Compreender o essencial
dos textos escutados e lidos.
o
Antecipar
conteúdos com base no título e nas ilustrações.
o
Descobrir
regularidades na cadência dos versos.
o
Interpretar
as intenções e as emoções das personagens de uma história.
o
Fazer
inferências (de sentimento – atitude).
o
Recontar
uma história ouvida ou lida.
o
Propor
alternativas distintas: alterar características das personagens.
o
Propor
um final diferente para a história ouvida ou lida.
·
Ler para apreciar textos
literários.
o
Ouvir
ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição
popular.
o
Exprimir
sentimentos e emoções provocados pela leitura de textos.
·
Ler em termos pessoais.
·
o
Ler,
por iniciativa própria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar.
o
Escolher,
com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais.
·
Dizer e escrever, em
termos pessoais e criativos.
o
Dizer
lengalengas e adivinhas rimadas.
o
Dizer
pequenos poemas memorizados.
o
Contar
pequenas histórias inventadas.
o
Recriar
pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical,
plástica, gestual e corporal).
o
Escrever
pequenos textos (em prosa e em verso rimado) por proposta do professor ou por
iniciativa própria.
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Gramática
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Redigir
corretamente
|
·
Redigir
corretamente.
o
Respeitar
as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
o
Utilizar,
com coerência, os tempos verbais.
o
Utilizar
sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.
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