Thursday, September 10, 2015

Planificação Anual de Português - 2015/2016

1º Trimestre
Domínios
Subdomínios / Conteúdos programáticos
Objetivos / Descritores de desempenho
Avaliação

Oralidade

Compreensão do Oral

Entoação e ritmo
Vocabulário: sinónimos, antónimos
Instruções; indicações
Informação essencial e acessória



Expressão Oral

Articulação, acento, entoação, pausa
Vocabulário: sinónimos, antónimos
Entoação e ritmo
Intencionalidade comunicativa

·         Respeitar regras da interação discursiva.
o    Respeitar o princípio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas.
·         Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.
o    Assinalar palavras desconhecidas.
o    Apropriar-se de novas palavras, depois de ouvir uma exposição sobre um tema novo.
o    Referir o essencial de textos ouvidos.

·         Produzir um discurso oral com correção.
o    Falar de forma audível.
o    Articular corretamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa (grupos consonânticos).
o    Utilizar progressivamente a entoação e o ritmo adequados.

·         Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
o    Responder adequadamente a perguntas.
o    Formular adequadamente perguntas e pedidos.
o    Partilhar ideias e sentimentos.
o    Recontar e contar.
o    Desempenhar papéis específicos em atividades de expressão orientada (jogos de simulação e dramatizações), ouvindo os outros, esperando a sua vez e respeitando o tema.



A recolha das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de avaliação;

ü trabalhos escritos individuais e de grupo;

ü qualidade dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários

ü intervenções orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;




ü Observação direta e informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
- participação

ü autonomia na aprendizagem;

ü empenho e motivação;

ü criatividade.






Leitura e Escrita

Leitura
Texto e imagem
Letra maiúscula, minúscula, impressa, manuscrita
Direcionalidade da linguagem escrita
Letra, palavra, frase, texto
Estratégias de leitura
Leitura de palavras
Técnicas de localização da informação
Ordem alfabética
Vocabulário relativo ao livro (título, subtítulo, capa, contracapa,
lombada, ilustração, ilustrador)
Leitura em voz alta
Leitura orientada
Tipos e formas de leitura
Textos narrativos


























Escrita

Direcionalidade da escrita
Maiúsculas e minúsculas
Ortografia
Palavra, frase, texto, imagem
Textos narrativo e informativo, acróstico, convite, poema
Formular ideias-chave
Título
Personagem
Tipos de erros
·         Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.
o    Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC pronunciada pelo professor.
o    Repetir, sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no inicio uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou CVC, respetivamente.
o    Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” —> “ki”), cometendo poucos erros.

·         Conhecer o alfabeto e os grafemas.
o    Associar as formas minúscula e maiúscula de todas as letras do alfabeto.
o    Recitar todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa.
o    Escrever todas as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra.
o    Pronunciar o(s) segmento(s) fónico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrítico e dos dígrafos e ditongos.

·         Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos.
o    Ler quase todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares encontradas nos textos lidos na escola e pelo menos 12 de 15 palavras irregulares escolhidas pelo professor.
o    Descodificar palavras com fluência crescente: bom domínio na leitura das palavras dissilábicas de 4 a 6 letras e mais lentamente na das trissilábicas de 7 ou mais letras.
o    Ler um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 90 palavras por minuto.
·         Ler textos diversos.
o    Ler pequenos textos narrativos e poemas.


·         Apropriar-se de novos vocábulos.
o    Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profissões, passatempos, meios de transporte, viagens, férias, clima, estações do ano, fauna e flora).

·         Organizar a informação de um texto lido.
o    Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 200 palavras.
o    Relacionar diferentes informações contidas no texto, de maneira a pôr em evidência a sequência temporal de acontecimentos, mudanças de lugar, encadeamentos de causa e efeito.
·         Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
o    Inferir o sentido de uma palavra desconhecida a partir do contexto frásico ou textual.
o    Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto curto, de 50 a 80 palavras, lido anteriormente.
·         Monitorizar a compreensão.
o    Sublinhar no texto as frases não compreendidas e as palavras desconhecidas, sem omitir nenhum caso, e pedir informação e esclarecimentos ao professor, procurando avançar hipóteses.
·         Elaborar e aprofundar conhecimentos.
o    Procurar informação sobre temas predeterminados através da consulta de livros da biblioteca.

·         Desenvolver o conhecimento da ortografia.
o    Escrever corretamente todas as sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado.
o    Escrever corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas.
o    Escrever corretamente pelo menos 55 palavras de uma lista de 60, em situação de ditado.
o    Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número nos nomes, adjetivos e verbos.
o    Detetar eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia correta.
·         Mobilizar o conhecimento da pontuação.
o    Identificar e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
o    Identificar e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações.
·         Transcrever e escrever textos.
o    Transcrever um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção, respeitando acentos e espaços entre as palavras.
o    Transcrever em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 10 linhas apresentado em letra cursiva e mostrar que é capaz de utilizar algumas funções simples do tratamento de texto.
o    Escrever um pequeno texto, em situação de ditado, respeitando as regras posicionais e contextuais relativas à grafia de c/q; c/s/ss/ç/x; g/j; e m/n, em função da consoante seguinte.

·         Planificar a escrita de textos.
o    Formular as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno texto informativo.
·         Redigir corretamente.
o    Respeitar as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
o    Utilizar, com coerência, os tempos verbais.
o    Utilizar sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.
o    Cuidar da apresentação final do texto.


Iniciação à Educação Literária

Vocabulário relativo ao livro (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação essencial e acessória
Tema e assunto
Reconto
Personagem
Expressão de ideias e sentimentos


·         Ouvir ler e ler textos literários.
o    Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular:
- “Uma Flor chamada Maria” de Alves Redol;
- “Ou isto ou aquilo” de Cecília Meireles:
- “A revolução das letras” de Manuel António Pina;
- “A girafa que comia estrelas” de Eduardo Agualusa.
o    Praticar a leitura silenciosa.
o    Ler pequenos trechos em voz alta.
o    Ler em coro pequenos poemas.


·         Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. 
o    Antecipar conteúdos com base no título e nas ilustrações.
o    Descobrir regularidades na cadência dos versos.
o    Interpretar as intenções e as emoções das personagens de uma história.
o    Fazer inferências (de sentimento – atitude).
o    Recontar uma história ouvida ou lida.
o    Propor alternativas distintas: alterar características das personagens.
o    Propor um final diferente para a história ouvida ou lida.
·         Ler para apreciar textos literários. 
o    Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.
o    Exprimir sentimentos e emoções provocados pela leitura de textos.

·         Ler em termos pessoais.
o    Ler, por iniciativa própria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar.
o    Escolher, com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais.

·         Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.
o    Dizer lengalengas e adivinhas rimadas.
o    Dizer pequenos poemas memorizados.
o    Contar pequenas histórias inventadas.




Gramática

Conhecimento Explícito da Língua

O alfabeto
Nomes e determinantes
Singular e plural
Masculino e feminino
Acentos gráficos
Antónimos e sinónimos
Redigir corretamente


·         Explicitar regularidades no funcionamento da língua.
o    Identificar nomes.
o    Identificar o determinante artigo (definido e indefinido).
·         Compreender formas de organização do léxico.
o    A partir de atividades de oralidade e de leitura, verificar que há palavras que têm significado semelhante e outras que têm significado oposto.














2.º Trimestre
Domínios
Subdomínios / Conteúdos programáticos
Objetivos / Descritores de desempenho
Avaliação

Oralidade

Compreensão do Oral

Entoação e ritmo
Vocabulário: sinónimos, antónimos
Instruções; indicações
Informação essencial e acessória
Tema e assunto
Texto oral e texto escrito

Expressão Oral

Articulação, acento, entoação, pausa
Entoação e ritmo
Intencionalidade comunicativa
Regras e papéis da interação oral

·         Respeitar regras da interação discursiva.
o    Respeitar o princípio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas.
·         Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.
o    Assinalar palavras desconhecidas.
o    Apropriar-se de novas palavras, depois de ouvir uma exposição sobre um tema novo.
o    Referir o essencial de textos ouvidos.
·         Produzir um discurso oral com correção.
o    Falar de forma audível.
o    Articular corretamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa (grupos consonânticos).
o    Utilizar progressivamente a entoação e o ritmo adequados.
o    Usar vocabulário adequado ao tema e à situação e progressivamente mais variado.
o    Construir frases com grau de complexidade crescente.
·         Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
o    Responder adequadamente a perguntas.
o    Formular adequadamente perguntas e pedidos.
o    Partilhar ideias e sentimentos.
o    Recontar e contar.
o    Desempenhar papéis específicos em atividades de expressão orientada (jogos de simulação e dramatizações), ouvindo os outros, esperando a sua vez e respeitando o tema.


A recolha das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de avaliação;

ü trabalhos escritos individuais e de grupo;

ü qualidade dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários

ü intervenções orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;









ü Observação direta e informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
- participação

ü autonomia na aprendizagem;

ü empenho e motivação;

ü criatividade.




Leitura e Escrita

Leitura
Texto e imagem
Estratégias de leitura
Técnicas de localização da informação
Vocabulário relativo ao livro (título, subtítulo, capa, contracapa, lombada, ilustração, ilustrador)
Autor
Instruções; indicações
Assunto; ideia principal
Tipos de perguntas
Leitura em voz alta
Leitura orientada
Tipos e formas de leitura
Textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda desenhada.



















































Escrita


Direccionalidade da escrita
Maiúsculas e minúsculas
Sinais de pontuação: vírgula – enumeração; ponto final; ponto de interrogação; ponto de exclamação
Acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
Sinal gráfico: a cedilha
Ortografia
Textos narrativo e informativo,
Formular ideias-chave
Título
Personagem
Tipos de erros

·         Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.
o    Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC pronunciada pelo professor.
o    Repetir, sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no inicio uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou CVC, respetivamente.
o    Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” —> “ki”), cometendo poucos erros.
·         Conhecer o alfabeto e os grafemas.
o    Associar as formas minúscula e maiúscula de todas as letras do alfabeto.
o    Recitar todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa.
o    Escrever todas as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra.
o    Pronunciar o(s) segmento(s) fónico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrítico e dos dígrafos e ditongos.
o    Escrever todos os dígrafos e ditongos, de uma das maneiras possíveis em português, quando solicitados pelo(s) segmento(s) fónico(s) correspondente(s).
·         Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos.
o    Ler pelo menos 50 de uma lista de 60 pseudopalavras monossilábicas,   dissilábicas e trissilábicas (4 sessões de 15 palavras cada).
o    Ler corretamente, por minuto, no mínimo, 35 pseudopalavras derivadas de palavras.


o    Ler quase todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares encontradas nos textos lidos na escola e pelo menos 12 de 15 palavras irregulares escolhidas pelo professor.
o    Ler corretamente, por minuto, no mínimo 65 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente.
o    Ler um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 90 palavras por minuto.
·         Ler textos diversos.
o    Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda desenhada.

·         Apropriar-se de novos vocábulos.
o    Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profissões, passatempos, meios de transporte, viagens, férias, clima, estações do ano, fauna e flora).

·         Organizar a informação de um texto lido.
o    Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 200 palavras.
o    Relacionar diferentes informações contidas no texto, de maneira a pôr em evidência a sequência temporal de acontecimentos, mudanças de lugar, encadeamentos de causa e efeito.
o    Identificar o tema ou referir o assunto do texto (do que trata), exprimindo-o oralmente e escrevendo-o de maneira concisa.
o    Indicar os aspetos nucleares do texto de maneira rigorosa, respeitando a articulação dos factos ou das ideias assim como o sentido do texto e as intenções do autor.

·         Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
o    Inferir o sentido de uma palavra desconhecida a partir do contexto frásico ou textual.
o    Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto curto, de 50 a 80 palavras, lido anteriormente.
o    Escolher entre diferentes interpretações, propostas pelo professor, de entre as intenções ou os sentimentos da personagem principal, a que é a mais  apropriada às intenções do autor do texto, tendo em conta as informações fornecidas, justificando a escolha.
·         Monitorizar a compreensão.
o    Sublinhar no texto as frases não compreendidas e as palavras desconhecidas, sem omitir nenhum caso, e pedir informação e esclarecimentos ao professor, procurando avançar hipóteses.
·         Elaborar e aprofundar conhecimentos.
o    Procurar informação sobre temas predeterminados através da consulta de livros da biblioteca.
o    Procurar informação na Internet, a partir de palavras-chave fornecidas pelo professor, ou em sítios selecionados por este, para preencher, com a informação pretendida, grelhas previamente elaboradas.
·         Desenvolver o conhecimento da ortografia.
o    Escrever corretamente todas as sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado.
o    Escrever corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas.
o    Escrever corretamente pelo menos 55 palavras de uma lista de 60, em situação de ditado.
o    Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número nos nomes, adjetivos e verbos.
o    Detetar eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia correta.
·         Mobilizar o conhecimento da pontuação.
o    Identificar e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
o    Identificar e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações.

·         Transcrever e escrever textos.
o    Transcrever um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção, respeitando acentos e espaços entre as palavras.
o    Transcrever em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 10 linhas apresentado em letra cursiva e mostrar que é capaz de utilizar algumas funções simples do tratamento de texto.
o    Escrever um pequeno texto, em situação de ditado, respeitando as regras posicionais e contextuais relativas à grafia de c/q; c/s/ss/ç/x; g/j; e m/n, em função da consoante seguinte.
o    Escrever textos, com um mínimo de 50 palavras, parafraseando, informando ou explicando.
o    Escrever pequenas narrativas, a partir de sugestões do professor, com identificação dos elementos quem, quando, onde, o quê, como.
·         Planificar a escrita de textos.
o    Formular as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno texto informativo.

·         Redigir corretamente.
o    Respeitar as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
o    Utilizar, com coerência, os tempos verbais.
o    Utilizar sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.
o    Cuidar da apresentação final do texto.


Iniciação à Educação Literária

Vocabulário relativo ao livro: (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação essencial e acessória
Tema e assunto
Reconto
Personagem
Expressão de ideias e sentimentos
Regras e papéis da interação oral

Rimas
Lengalengas
Adivinhas
Memorização de poemas
Articulação, entoação e ritmo

·         Ouvir ler e ler textos literários.
o    Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular:
- “Bichos, bichinhos e bicharocos” de Sidónio Muralha;
- “O principe com orelhas de burro” de Adolfo Coelho;
- “O elefante cor-de-rosa” de Luísa Dacosta;
o    Praticar a leitura silenciosa.
o    Ler pequenos trechos em voz alta.
o    Ler em coro pequenos poemas.
·         Compreender o essencial dos textos escutados e lidos. 
o    Antecipar conteúdos com base no título e nas ilustrações.
o    Descobrir regularidades na cadência dos versos.
o    Interpretar as intenções e as emoções das personagens de uma história.
o    Fazer inferências (de sentimento – atitude).
o    Recontar uma história ouvida ou lida.
o    Propor alternativas distintas: alterar características das personagens.
o    Propor um final diferente para a história ouvida ou lida.

·         Ler para apreciar textos literários.
o    Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.
o    Exprimir sentimentos e emoções provocados pela leitura de textos.
·         Ler em termos pessoais.
o    Ler, por iniciativa própria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar.
o    Escolher, com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais.

·         Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.
o    Dizer lengalengas e adivinhas rimadas.
o    Dizer pequenos poemas memorizados.
o    Contar pequenas histórias inventadas.
o    Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e corporal).
o    Escrever pequenos textos (em prosa e em verso rimado) por proposta do professor ou por iniciativa própria.




Gramática

Conhecimento Explícito da Língua
Sinais de pontuação
Adjetivos
Verbos

·         Explicitar regularidades no funcionamento da língua.
o    Identificar verbos.
o    Identificar adjetivos.

3.º Trimestre
Domínios
Subdomínios / Conteúdos programáticos
Objetivos / Descritores de desempenho
Avaliação

Oralidade

Compreensão do Oral
Entoação e ritmo
Vocabulário: sinónimos, antónimos
Instruções; indicações
Informação essencial e acessória
Tema e assunto
Reconto
Texto oral e texto escrito

Expressão Oral
Articulação, acento, entoação, pausa Vocabulário: sinónimos, antónimos
Entoação e ritmo
Intencionalidade comunicativa
Relato: sequencialização das ações
Regras e papéis da interação oral

·         Respeitar regras da interação discursiva.
o    Respeitar o princípio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas.
·         Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.
o    Assinalar palavras desconhecidas.
o    Apropriar-se de novas palavras, depois de ouvir uma exposição sobre um tema novo.
o    Referir o essencial de textos ouvidos.
·         Produzir um discurso oral com correção.
o    Falar de forma audível.
o    Articular corretamente palavras, incluindo as de estrutura silábica mais complexa (grupos consonânticos).
o    Utilizar progressivamente a entoação e o ritmo adequados.
o    Usar vocabulário adequado ao tema e à situação e progressivamente mais variado.
o    Construir frases com grau de complexidade crescente.

·         Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
o    Responder adequadamente a perguntas.
o    Formular adequadamente perguntas e pedidos.
o    Partilhar ideias e sentimentos.
o    Recontar e contar.
o    Desempenhar papéis específicos em atividades de expressão orientada (jogos de simulação e dramatizações), ouvindo os outros, esperando a sua vez e respeitando o tema.


A recolha das informações necessárias à correta avaliação será contínua e terá como base os seguintes instrumentos:
ü fichas de trabalho e de avaliação;

ü trabalhos escritos individuais e de grupo;

ü qualidade dos trabalhos apresentados nos
cadernos e/ou dossiês diários

ü intervenções orais, adequadas ao conteúdo dos temas propostos;









Leitura e Escrita

Leitura
Texto e imagem
Estratégias de leitura
Técnicas de localização da informação
Autor
Instruções; indicações
Assunto; ideia principal
Tipos de perguntas
Leitura em voz alta

Leitura orientada
Tipos e formas de leitura
Textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda      desenhada.
























































Escrita

Ortografia
Palavra, frase, texto, imagem
Listas de palavras; ordem alfabética;
Textos narrativo e informativo
Formular ideias-chave
Título
Personagem,
Tipos de erros

·         Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.
o    Repetir, sem o primeiro fonema e sem cometer nenhum erro, uma sílaba CV ou CVC pronunciada pelo professor.
o    Repetir, sem cometer nenhum erro, uma sílaba V ou VC, juntando no inicio uma consoante sugerida previamente pelo professor, de maneira a produzir uma sílaba CV ou CVC, respetivamente.
o    Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” —> “ki”), cometendo poucos erros.
·         Conhecer o alfabeto e os grafemas.
o    Associar as formas minúscula e maiúscula de todas as letras do alfabeto.
o    Recitar todo o alfabeto na ordem das letras, sem cometer erros de posição relativa.
o    Escrever todas as letras do alfabeto, nas formas minúscula e maiúscula, em resposta ao nome ou ao segmento fónico que corresponde habitualmente à letra.
o    Pronunciar o(s) segmento(s) fónico(s) de todos os grafemas com acento ou diacrítico e dos dígrafos e ditongos.
o    Escrever todos os dígrafos e ditongos, de uma das maneiras possíveis em português, quando solicitados pelo(s) segmento(s) fónico(s) correspondente(s).
·         Ler em voz alta palavras, pseudopalavras e textos.
o    Ler pelo menos 50 de uma lista de 60 pseudopalavras monossilábicas,   dissilábicas e trissilábicas (4 sessões de 15 palavras cada).
o    Ler corretamente, por minuto, no mínimo, 35 pseudopalavras derivadas de palavras.


o    Ler quase todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares encontradas nos textos lidos na escola e pelo menos 12 de 15 palavras irregulares escolhidas pelo professor.
o    Ler corretamente, por minuto, no mínimo 65 palavras de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente.
o    Ler um texto com articulação e entoação razoavelmente corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 90 palavras por minuto.
·         Ler textos diversos.
o    Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda desenhada.
·         Apropriar-se de novos vocábulos.

o    Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profissões, passatempos, meios de transporte, viagens, férias, clima, estações do ano, fauna e flora).
·         Organizar a informação de um texto lido.
o    Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 200 palavras.
o    Relacionar diferentes informações contidas no texto, de maneira a pôr em evidência a sequência temporal de acontecimentos, mudanças de lugar, encadeamentos de causa e efeito.
o    Identificar o tema ou referir o assunto do texto (do que trata), exprimindo-o oralmente e escrevendo-o de maneira concisa.
o    Indicar os aspetos nucleares do texto de maneira rigorosa, respeitando a articulação dos factos ou das ideias assim como o sentido do texto e as intenções do autor.

·         Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
o    Inferir o sentido de uma palavra desconhecida a partir do contexto frásico ou textual.
o    Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto curto, de 50 a 80 palavras, lido anteriormente.
o    Escolher entre diferentes interpretações, propostas pelo professor, de entre as intenções ou os sentimentos da personagem principal, a que é a mais  apropriada às intenções do autor do texto, tendo em conta as informações fornecidas, justificando a escolha.
·         Monitorizar a compreensão.
o    Sublinhar no texto as frases não compreendidas e as palavras desconhecidas, sem omitir nenhum caso, e pedir informação e esclarecimentos ao professor, procurando avançar hipóteses.
·         Elaborar e aprofundar conhecimentos.
o    Procurar informação sobre temas predeterminados através da consulta de livros da biblioteca.
o    Procurar informação na Internet, a partir de palavras-chave fornecidas pelo professor ou em sítios selecionados por este, para preencher, com a informação pretendida, grelhas previamente elaboradas.






·         Desenvolver o conhecimento da ortografia.
o    Escrever corretamente todas as sílabas CV, CVC e CCV, em situação de ditado.
o    Escrever corretamente pelo menos 50 de um conjunto de 60 pseudopalavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas.
o    Escrever corretamente pelo menos 55 palavras de uma lista de 60, em situação de ditado.
o    Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número nos nomes, adjetivos e verbos.
o    Detetar eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia correta.

·         Mobilizar o conhecimento da pontuação.
o    Identificar e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
o    Identificar e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações.

·         Transcrever e escrever textos.
o    Transcrever um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção, respeitando acentos e espaços entre as palavras.
o    Transcrever em letra de imprensa, utilizando o teclado de um computador, um texto de 10 linhas apresentado em letra cursiva e mostrar que é capaz de utilizar algumas funções simples do tratamento de texto.


o    Escrever um pequeno texto, em situação de ditado, respeitando as regras posicionais e contextuais relativas à grafia de c/q; c/s/ss/ç/x; g/j; e m/n, em função da consoante seguinte.
o    Escrever textos, com um mínimo de 50 palavras, parafraseando, informando ou explicando.
o    Escrever pequenas narrativas, a partir de sugestões do professor, com identificação dos elementos quem, quando, onde, o quê, como.
·         Planificar a escrita de textos.
o    Formular as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno texto informativo.
·         Redigir corretamente.
o    Respeitar as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
o    Utilizar, com coerência, os tempos verbais.
o    Utilizar sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.
o    Cuidar da apresentação final do texto.


ü Observação direta e informal de:
- leitura,
- comportamentos
- atitudes
- participação

ü autonomia na aprendizagem;

ü empenho e motivação;

ü criatividade.


Iniciação à Educação Literária

Vocabulário relativo ao livro: (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação essencial e acessória
Tema e assunto
Reconto
Personagem


Expressão de ideias e sentimentos
Regras e papéis da interação oral

·         Ouvir ler e ler textos literários.
o    Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.
o    Praticar a leitura silenciosa.
o    Ler pequenos trechos em voz alta.
o    Ler em coro pequenos poemas.








·         Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.

o    Antecipar conteúdos com base no título e nas ilustrações.
o    Descobrir regularidades na cadência dos versos.
o    Interpretar as intenções e as emoções das personagens de uma história.
o    Fazer inferências (de sentimento – atitude).
o    Recontar uma história ouvida ou lida.
o    Propor alternativas distintas: alterar características das personagens.
o    Propor um final diferente para a história ouvida ou lida.

·         Ler para apreciar textos literários.

o    Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.
o    Exprimir sentimentos e emoções provocados pela leitura de textos.

·         Ler em termos pessoais.
·          
o    Ler, por iniciativa própria, textos disponibilizados na Biblioteca Escolar.
o    Escolher, com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais.

·         Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.
o    Dizer lengalengas e adivinhas rimadas.
o    Dizer pequenos poemas memorizados.
o    Contar pequenas histórias inventadas.
o    Recriar pequenos textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e corporal).
o    Escrever pequenos textos (em prosa e em verso rimado) por proposta do professor ou por iniciativa própria.





Gramática

Redigir corretamente







·         Redigir corretamente.
o    Respeitar as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
o    Utilizar, com coerência, os tempos verbais.
o    Utilizar sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.







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