Wednesday, February 1, 2017

Planificações - PORTUGUÊS - Janeiro 2017















Português

Oralidade































Leitura e Escrita






















Iniciação à Educação Literária




































































Gramática






COMPREENSÃO DO ORAL

Vocabulário
Instruções, indicações
Informação essencial e acessória
Facto e opinião
Ideia principal, tema, tópico, assunto
Repetições, frases
inacabadas, pausa...
Normas da língua padrão



EXPRESSÃO ORAL

Articulação e entoação
Planificação do discurso
Reconto
Descrição
Aviso, pergunta, pedido, recado, instrução
Respostas a questionários
Literatura oral e tradicional





LEITURA

Desenvolvimento da consciência fonológica
Pesquisa e organização da informação (tema, assunto, mapas de ideias e de conceitos, esquemas…)

Informação relevante e acessória

Funções e objetivos da leitura

Relações intratextuais (parte-todo, causa-efeito, facto-opinião)

Componentes da narrativa: personagens (principal, secundária(s)), espaço, tempo e ação

Texto instrucional: instrução; ação, explicação; sequencialização; abreviaturas

Poesia: verso, estrofe, rima e refrão

Texto conversacional: verbos introdutores do

relato no discurso; marcas gráficas (travessão; dois pontos)

Leitura orientada

Tipos e formas de leitura

Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas


PNL – A Arca do tesouro (Alice Vieira)


ESCRITA

Planificação de textos

Configuração gráfica

Texto narrativo, descritivo, conversacional, poesia


Componentes da narrativa (personagens, espaço, tempo e ação)

Texto conversacional: verbos introdutores do relato no discurso; marcas gráficas (travessão; dois pontos)

Revisão de textos
























































Gramática

·  Flexão nominal:
·  Número (singular ou plural);
·  Género (masculino ou feminino);
·  Grau (aumentativo, diminutivo).

·  Nome – próprio, comum e coletivo.

·  Valores semânticos da frase: afirmativa e negativa.

·  Configuração gráfica: espaço, margem, período, parágrafo.

·  Formas de destaque: itálico, negrito, sublinhado.


Compreensão do oral

·  Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível:
− apropriar-se de novos vocábulos;
− descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas;
− cumprir instruções;
− responder a questões acerca do que ouviu;
− identificar informação essencial e acessória;
− identificar informação explícita e implícita;
− relatar o essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência;
− fazer inferências;
− esclarecer dúvidas;
− recontar o que ouviu;
− identificar diferentes intencionalidades comunicativas.

·  Pedir informações e esclarecimentos para clarificar a informação ouvida.

·  Utilizar técnicas para registar, tratar e reter a informação:
− identificar ideias-chave;
− hierarquizar a informação;
− tomar notas;
− preencher grelhas de registo;
− esquematizar;
− articular a informação retida com conhecimentos prévios;
− procurar informação complementar.

·  Manifestar sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos ouvidos (uma audição musical, uma peça de teatro, notícias, reportagens, anúncios publicitários, histórias).

·  Identificar aspetos de diferenciação e variação linguística.



Expressão oral

·  Usar a palavra de uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar.
·  Produzir frases complexas.
·  Planificar o discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar.
·  Produzir discursos com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas:
− expressar sentimentos e emoções;
− relatar, recontar, contar;
− informar, explicar, dar instruções;
− descrever;
− formular perguntas;
− partilhar informações e conhecimentos.

·  Dizer textos poéticos memorizados com clareza e entoação adequadas.
·  Reproduzir e recriar trava-línguas, lengalengas, adivinhas, provérbios, contos.
·  Respeitar as convenções que regulam a interação:
− ouvir os outros;
− esperar a sua vez;
− respeitar o tema;
− acrescentar informação pertinente;
− usar os princípios de cortesia e formas de tratamento adequados.

·  Participar em atividades de expressão orientada, respeitando regras e papéis específicos:
− reagir ao que é dito;
− interpretar pontos de vista diferentes;
− justificar opiniões;
− retomar o assunto;
− precisar ou resumir ideias;
− moderar a discussão;
− justificar atitudes, opções, escolhas e comportamentos.

·  Dramatizar textos e situações.

Leitura

·  Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” —> “ki”), cometendo erros só ocasionalmente e apresentando um número significativo de respostas determinadas por uma codificação ortográfica (“ci” /si/).

·  Ler de modo autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas.

·  Encontrar num enunciado a informação necessária à concretização de uma tarefa a realizar.

·  Dominar as técnicas que, em suporte de papel e informático, permitem aceder à informação.
·  Localizar a informação a partir de palavras ou expressões-chave.
·  Mobilizar conhecimentos prévios.
·  Antecipar o assunto de um texto.
·  Definir o objetivo da leitura.
·  Saber utilizar diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.
·  Fazer uma leitura que possibilite:
− confrontar as previsões feitas com o assunto do texto;
− identificar a intenção comunicativa;
− detetar informação relevante;
− descobrir o sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna e no contexto semântico;
− relacionar a informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
− captar sentidos implícitos;
− comparar um texto com outro(s) e detetar traços comuns e contrastes;
− transformar, parcial ou totalmente, textos lidos em quadros-síntese, mapas conceptuais, esquemas…;
− responder a questões;
− formular questões;
− Identificar as principais características de diferentes tipos de texto ou sequências textuais;
− identificar o sentido global de um texto;
− resumir textos, sequências ou parágrafos;
− procurar informação complementar;
− propor títulos para textos ou partes de textos.

·  Recorrer a diferentes estratégias para resolver problemas de compreensão.
·  Ler em voz alta para diferentes públicos.
·  Ler, de acordo com orientações previamente estabelecidas, textos de diferentes tipos e com diferente extensão.
·  Ler por iniciativa própria.
·  Recriar textos em diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e corporal).
·  Exprimir sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.
·  Propor soluções/alternativas distintas, mas compatíveis com a estrutura nuclear do texto.
·  Escolher autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.
·  Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e reagir aos textos.

ESCRITA

·  Elaborar, por escrito, de modo autónomo, respostas a questionários.
·  Utilizar técnicas específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.
·  Planificar textos de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos:
− recolher a informação em diferentes suportes;
− organizar a informação.

·  Redigir textos (de acordo com o plano previamente elaborado;
·  respeitando as convenções (orto)gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de coesão e coerência adequados):
− construir narrativas, no plano do real ou da ficção, obedecendo à sua estrutura;
− elaborar uma descrição de uma cena, objeto, paisagem, pessoa ou personagem;
− elaborar um texto, integrando situações de diálogo (banda desenhada, entrevistas…).

·  Rever os textos com vista ao seu aperfeiçoamento:
− identificar erros;
− acrescentar, apagar, substituir;
− condensar, reordenar, reconfigurar;
− reescrever o texto.

·  Cuidar da apresentação final dos textos.
·  Escrever textos por sua iniciativa.
·  Escrever diferentes textos mediante proposta do professor.


Gramática
·  Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
·  Distinguir sílaba tónica da átona.
·  Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica.

·  Manipular palavras e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:
− segmentar palavras nos seus constituintes;
− produzir novas palavras a partir de sufixos e prefixos.

·  Explicitar regras e procedimentos:
− distinguir palavras simples e complexas
− identificar palavras que pertencem à mesma família;
− identificar relações de significado entre palavras.

·  Manipular palavras em frases.

·  Explicitar regras e procedimentos:
− identificar marcas do discurso direto no modo oral e escrito.

·  Mobilizar o saber adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.

·  Manipular dados e observar os efeitos produzidos.

·  Comparar dados e descobrir regularidades.

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