Português
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Oralidade
Leitura e Escrita
Iniciação à Educação Literária
Gramática
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COMPREENSÃO DO ORAL
Vocabulário
Instruções,
indicações
Informação
essencial e acessória
Facto
e opinião
Ideia
principal, tema, tópico, assunto
Repetições,
frases
inacabadas,
pausa...
Normas
da língua padrão
EXPRESSÃO ORAL
Articulação
e entoação
Planificação
do discurso
Reconto
Descrição
Aviso,
pergunta, pedido, recado, instrução
Respostas
a questionários
Literatura
oral e tradicional
LEITURA
Desenvolvimento
da consciência fonológica
Pesquisa e
organização da informação (tema, assunto, mapas de ideias e de conceitos,
esquemas…)
Informação
relevante e acessória
Funções e objetivos
da leitura
Relações
intratextuais (parte-todo, causa-efeito, facto-opinião)
Componentes da
narrativa: personagens (principal, secundária(s)), espaço, tempo e ação
Texto instrucional:
instrução; ação, explicação; sequencialização; abreviaturas
Poesia: verso,
estrofe, rima e refrão
Texto
conversacional: verbos introdutores do
relato no discurso;
marcas gráficas (travessão; dois pontos)
Leitura orientada
Tipos e formas de
leitura
Ilustração,
grafismo; humor, ironia; rimas
PNL – A Arca do tesouro (Alice Vieira)
ESCRITA
Planificação de
textos
Configuração
gráfica
Texto narrativo,
descritivo, conversacional, poesia
Componentes da
narrativa (personagens, espaço, tempo e ação)
Texto
conversacional: verbos introdutores do relato no discurso; marcas gráficas
(travessão; dois pontos)
Revisão de textos
Gramática
· Flexão nominal:
· Número (singular ou
plural);
· Género (masculino
ou feminino);
· Grau (aumentativo,
diminutivo).
· Nome – próprio,
comum e coletivo.
· Valores semânticos
da frase: afirmativa e negativa.
· Configuração
gráfica: espaço, margem, período, parágrafo.
· Formas de destaque:
itálico, negrito, sublinhado.
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Compreensão do oral
· Prestar atenção ao
que ouve de modo a tornar possível:
− apropriar-se de
novos vocábulos;
− descobrir pelo
contexto o significado de palavras desconhecidas;
− cumprir
instruções;
− responder a
questões acerca do que ouviu;
− identificar
informação essencial e acessória;
− identificar
informação explícita e implícita;
− relatar o
essencial de uma história ouvida ou de uma ocorrência;
− fazer
inferências;
− esclarecer
dúvidas;
− recontar o que ouviu;
− identificar
diferentes intencionalidades comunicativas.
· Pedir informações e
esclarecimentos para clarificar a informação ouvida.
· Utilizar técnicas
para registar, tratar e reter a informação:
− identificar
ideias-chave;
− hierarquizar a
informação;
− tomar notas;
− preencher grelhas
de registo;
− esquematizar;
− articular a
informação retida com conhecimentos prévios;
− procurar
informação complementar.
· Manifestar
sentimentos, sensações, ideias e pontos de vista pessoais suscitados pelos discursos
ouvidos (uma audição musical, uma peça de teatro, notícias, reportagens,
anúncios publicitários, histórias).
· Identificar aspetos
de diferenciação e variação linguística.
Expressão oral
· Usar a palavra de
uma forma clara e audível no âmbito das tarefas a realizar.
· Produzir frases
complexas.
· Planificar o
discurso de acordo com o objetivo, o destinatário e os meios a utilizar.
· Produzir discursos
com diferentes finalidades de acordo com intenções específicas:
− expressar
sentimentos e emoções;
− relatar,
recontar, contar;
− informar,
explicar, dar instruções;
− descrever;
− formular
perguntas;
− partilhar
informações e conhecimentos.
· Dizer textos
poéticos memorizados com clareza e entoação adequadas.
· Reproduzir e
recriar trava-línguas, lengalengas, adivinhas, provérbios, contos.
· Respeitar as
convenções que regulam a interação:
− ouvir os outros;
− esperar a sua
vez;
− respeitar o tema;
− acrescentar
informação pertinente;
− usar os
princípios de cortesia e formas de tratamento adequados.
· Participar em
atividades de expressão orientada, respeitando regras e papéis específicos:
− reagir ao que é
dito;
− interpretar
pontos de vista diferentes;
− justificar
opiniões;
− retomar o
assunto;
− precisar ou
resumir ideias;
− moderar a
discussão;
− justificar
atitudes, opções, escolhas e comportamentos.
· Dramatizar textos e
situações.
Leitura
· Reunir numa sílaba
os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” —>
“ki”), cometendo erros só ocasionalmente e apresentando um número
significativo de respostas determinadas por uma codificação ortográfica (“ci”
/si/).
· Ler de modo
autónomo, em diferentes suportes, as instruções de atividades ou tarefas.
· Encontrar num
enunciado a informação necessária à concretização de uma tarefa a realizar.
· Dominar as técnicas
que, em suporte de papel e informático, permitem aceder à informação.
· Localizar a
informação a partir de palavras ou expressões-chave.
· Mobilizar
conhecimentos prévios.
· Antecipar o assunto
de um texto.
· Definir o objetivo
da leitura.
· Saber utilizar
diferentes estratégias de leitura de acordo com o objetivo.
· Fazer uma leitura
que possibilite:
− confrontar as
previsões feitas com o assunto do texto;
− identificar a
intenção comunicativa;
− detetar
informação relevante;
− descobrir o
sentido de palavras desconhecidas com base na estrutura interna e no contexto
semântico;
− relacionar a
informação lida com conhecimentos exteriores ao texto;
− captar sentidos
implícitos;
− comparar um texto
com outro(s) e detetar traços comuns e contrastes;
− transformar,
parcial ou totalmente, textos lidos em quadros-síntese, mapas conceptuais,
esquemas…;
− responder a
questões;
− formular
questões;
− Identificar as
principais características de diferentes tipos de texto ou sequências
textuais;
− identificar o
sentido global de um texto;
− resumir textos,
sequências ou parágrafos;
− procurar
informação complementar;
− propor títulos
para textos ou partes de textos.
· Recorrer a
diferentes estratégias para resolver problemas de compreensão.
· Ler em voz alta
para diferentes públicos.
· Ler, de acordo com
orientações previamente estabelecidas, textos de diferentes tipos e com
diferente extensão.
· Ler por iniciativa
própria.
· Recriar textos em
diferentes formas de expressão (verbal, musical, plástica, gestual e
corporal).
· Exprimir
sentimentos, emoções, opiniões, provocados pela leitura de textos.
· Propor
soluções/alternativas distintas, mas compatíveis com a estrutura nuclear do
texto.
· Escolher
autonomamente livros de acordo com os seus interesses pessoais.
· Ler e ouvir ler
obras de literatura para a infância e reagir aos textos.
ESCRITA
· Elaborar, por
escrito, de modo autónomo, respostas a questionários.
· Utilizar técnicas
específicas para selecionar, registar, organizar e transmitir a informação.
· Planificar textos
de acordo com o objetivo, o destinatário, o tipo de texto e os conteúdos:
− recolher a
informação em diferentes suportes;
− organizar a
informação.
· Redigir textos (de
acordo com o plano previamente elaborado;
· respeitando as
convenções (orto)gráficas e de pontuação; utilizando os mecanismos de coesão
e coerência adequados):
− construir
narrativas, no plano do real ou da ficção, obedecendo à sua estrutura;
− elaborar uma
descrição de uma cena, objeto, paisagem, pessoa ou personagem;
− elaborar um texto,
integrando situações de diálogo (banda desenhada, entrevistas…).
· Rever os textos com
vista ao seu aperfeiçoamento:
− identificar
erros;
− acrescentar,
apagar, substituir;
− condensar,
reordenar, reconfigurar;
− reescrever o
texto.
· Cuidar da apresentação
final dos textos.
· Escrever textos por
sua iniciativa.
· Escrever diferentes
textos mediante proposta do professor.
Gramática
· Classificar
palavras quanto ao número de sílabas.
· Distinguir sílaba
tónica da átona.
· Classificar
palavras quanto à posição da sílaba tónica.
· Manipular palavras
e constituintes de palavras e observar os efeitos produzidos:
− segmentar
palavras nos seus constituintes;
− produzir novas
palavras a partir de sufixos e prefixos.
· Explicitar regras e
procedimentos:
− distinguir
palavras simples e complexas
− identificar
palavras que pertencem à mesma família;
− identificar
relações de significado entre palavras.
· Manipular palavras
em frases.
· Explicitar regras e
procedimentos:
−
identificar marcas do discurso direto no modo oral e escrito.
· Mobilizar o saber
adquirido na compreensão e expressão oral e escrita.
· Manipular dados e
observar os efeitos produzidos.
· Comparar dados e
descobrir regularidades.
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Wednesday, February 1, 2017
Planificações - PORTUGUÊS - Janeiro 2017
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