Wednesday, February 1, 2017

Planificações - MATEMÁTICA - Janeiro 2017
















Matemática








Números e Operações








NÚMEROS E OPERAÇÕES
·  Operações com números naturais
·  Multiplicação
·  Divisão

























Números racionais não negativos
·  Frações









Divisão
Efetuar divisões inteiras
·  1. Efetuar divisões inteiras identificando o quociente e o resto quando o divisor e o quociente são números naturais inferiores a 10, por manipulação de objetos ou recorrendo a desenhos e esquemas.
·  2. Reconhecer que o dividendo é igual à soma do resto com o produto do quociente pelo divisor e que o resto é inferior ao divisor.
·  3. Efetuar divisões inteiras com divisor e quociente inferiores a utilizando a tabuada do divisor e apresentar o resultado com a disposição usual do algoritmo.
·  4. Utilizar corretamente as expressões «divisor de» e «divisível por» e reconhecer que um número natural é divisor de outro se o segundo for múltiplo do primeiro (e vice-versa).
·  5. Reconhecer que um número natural é divisor de outro se o resto da divisão do segundo pelo primeiro for igual a zero.

Resolver problemas
·  Resolver problemas de até três passos envolvendo situações de partilha equitativa e de agrupamento.

Números racionais não negativos
·  Medir com frações
·  Fixar um segmento de reta como unidade e identificar uma fração unitária 1/b (sendo um número natural) como um número igual à medida do comprimento de cada um dos segmentos de reta resultantes da decomposição da unidade em b segmentos de reta de comprimentos iguais.
·   Fixar um segmento de reta como unidade e identificar uma fração a/b (sendo a e b números naturais) como um número, igual à medida do comprimento de um segmento de reta obtido por justaposição retilínea, extremo a extremo, de a segmentos de reta com comprimentos iguais medindo 1/b
·   Utilizar corretamente os termos «numerador» e «denominador».
·   Utilizar corretamente os numerais fracionários.
·   Utilizar as frações para designar grandezas formadas por certo número de partes equivalentes a uma que resulte de divisão equitativa de um todo.
·  Reconhecer que o número natural, enquanto medida de uma grandeza, é equivalente à fração a/1e identificar, para todo o número natural b, a fração 0/b como o número 0.
·   Fixar um segmento de reta como unidade de comprimento e representar números naturais e frações por pontos de uma semirreta dada, representando o zero pela origem e de tal modo que o ponto que representa determinado número se encontra a uma distância da origem igual a esse número de unidades.
·   Identificar «reta numérica» como a reta suporte de uma semirreta utilizada para representar números não negativos, fixada uma unidade de comprimento.
·   Reconhecer que frações com diferentes numeradores e denominadores podem representar o mesmo ponto da reta numérica, associar a cada um desses pontos representados por frações um «número racional» e utilizar corretamente neste contexto a expressão «frações equivalentes».
·   Identificar frações equivalentes utilizando medições de diferentes grandezas.
·   Reconhecer que uma fração cujo numerador é divisível pelo denominador representa o número natural quociente daqueles dois.

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