Matemática
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Números e Operações
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NÚMEROS
E OPERAÇÕES
· Operações com
números naturais
· Multiplicação
· Divisão
Números racionais
não negativos
· Frações
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Divisão
Efetuar divisões inteiras
· 1. Efetuar
divisões inteiras identificando o quociente e o resto quando o divisor e o
quociente são números naturais inferiores a 10, por manipulação de objetos ou
recorrendo a desenhos e esquemas.
· 2. Reconhecer que o
dividendo é igual à soma do resto com o produto do quociente pelo divisor e
que o resto é inferior ao divisor.
· 3. Efetuar divisões
inteiras com divisor e quociente inferiores a utilizando a tabuada do divisor
e apresentar o resultado com a disposição usual do algoritmo.
· 4. Utilizar
corretamente as expressões «divisor de» e «divisível por» e reconhecer que um
número natural é divisor de outro se o segundo for múltiplo do primeiro (e
vice-versa).
· 5. Reconhecer que
um número natural é divisor de outro se o resto da divisão do segundo pelo
primeiro for igual a zero.
Resolver problemas
· Resolver problemas
de até três passos envolvendo situações de partilha equitativa e de
agrupamento.
Números racionais não negativos
· Medir com frações
· Fixar um segmento
de reta como unidade e identificar uma fração unitária 1/b (sendo um número
natural) como um número igual à medida do comprimento de cada um dos
segmentos de reta resultantes da decomposição da unidade em b segmentos de
reta de comprimentos iguais.
· Fixar um segmento de reta como unidade e
identificar uma fração a/b (sendo a e b números naturais) como um número,
igual à medida do comprimento de um segmento de reta obtido por justaposição
retilínea, extremo a extremo, de a segmentos de reta com comprimentos iguais
medindo 1/b
· Utilizar corretamente os termos «numerador»
e «denominador».
· Utilizar corretamente os numerais
fracionários.
· Utilizar as frações para designar grandezas
formadas por certo número de partes equivalentes a uma que resulte de divisão
equitativa de um todo.
· Reconhecer que o número
natural, enquanto medida de uma grandeza, é equivalente à fração a/1e
identificar, para todo o número natural b, a fração 0/b como o número 0.
· Fixar um segmento de reta como unidade de
comprimento e representar números naturais e frações por pontos de uma
semirreta dada, representando o zero pela origem e de tal modo que o ponto
que representa determinado número se encontra a uma distância da origem igual
a esse número de unidades.
· Identificar «reta numérica» como a reta
suporte de uma semirreta utilizada para representar números não negativos,
fixada uma unidade de comprimento.
· Reconhecer que frações com diferentes
numeradores e denominadores podem representar o mesmo ponto da reta numérica,
associar a cada um desses pontos representados por frações um «número
racional» e utilizar corretamente neste contexto a expressão «frações
equivalentes».
· Identificar frações equivalentes utilizando
medições de diferentes grandezas.
· Reconhecer que uma fração cujo numerador é
divisível pelo denominador representa o número natural quociente daqueles
dois.
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Wednesday, February 1, 2017
Planificações - MATEMÁTICA - Janeiro 2017
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