Wednesday, February 1, 2017

PLANIFICAÇÕES -PORTUGUÊS - FEVEREIRO -2017
















Português

Oralidade
Compreensão do Oral
Vocabulário
Informação essencial e acessória
Ideia principal
Facto e opinião
Instruções, indicações
Intencionalidade comunicativa

Expressão Oral

Articulação, acento, entoação, pausa
Vocabulário
Planificação do discurso: tema; seleção e hierarquização da informação essencial de acordo com o objetivo
Relato, reconto, descrição
Informação, explicação, aviso, pergunta, pedido, recado, instrução
Formas de tratamento
Regras e papéis da interação oral
Escutar para aprender e construir conhecimentos.

·         Descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas.
·         Identificar informação essencial.
·         Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu.



Produzir um discurso oral com correção.

·         Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados.
·         Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e estruturas frásicas cada vez mais complexas.

Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.

·         Adaptar o discurso às situações de comunicação.
·         Recontar, contar e descrever.
·         Informar, explicar.
·         Fazer uma apresentação oral (cerca de 3 minutos) sobre um tema, com recurso eventual a tecnologias de informação.
·         Fazer um pequeno discurso com intenção persuasiva (por exemplo, com o exercício “mostra e conta”: por solicitação do professor, o aluno traz um objeto e apresenta à turma as razões da sua escolha).
·         Desempenhar papéis específicos em atividades de expressão orientada, respeitando o tema, retomando o assunto e justificando opiniões.


Leitura e Escrita
Leitura
Desenvolvimento da consciência fonológica
Leitura em voz alta
Instruções; indicações
Tipo, estrutura e componentes do texto.
Textos narrativos, informativos e descritivos
Poesia
Pesquisa e organização da informação:
Tema, tópico, assunto
Mapas de ideias
Palavras-chave
Enriquecimento vocabular
Esquemas
Intenção comunicativa (informar, recrear, mobilizar a ação)
Informação relevante e acessória
Assunto e ideia principal
Sentidos explícitos e implícitos
Tipos e formas de leitura
Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas
























Escrita
Ortografia
Pontuação e sinais auxiliares de escrita
Translineação
Registo e organização da informação
Resumo
Abreviatura, formas de destaque
Planificação de textos
Produção de textos narrativos, informativos, descritivos e dialogais.
Personagens e ação
Produção de textos diversos (poesias, cartas, convites, banda desenhada)

Fórmulas de abertura e encerramento
Conectores discursivos
Caligrafia
Revisão de textos




Caligrafia
Revisão de textos

Ler em voz alta palavras e textos.
·         Ler todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares e, salvo raras exceções, todas as palavras irregulares encontradas nos textos utilizados na escola.
·         Decodificar palavras com fluência crescente: bom domínio na leitura das palavras dissilábicas de 4 a 6 letras e das trissilábicas de 7 ou mais letras, sem hesitação e quase tão rapidamente para as trissilábicas como para as dissilábicas.
·         Ler corretamente um mínimo de 80 palavras por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase aleatoriamente.
·         Ler um texto com articulação e entoação corretas a uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por minuto.
Ler textos diversos.
·         Ler textos narrativos, poéticos, informativos e descritivos.

Apropriar-se de novos vocábulos.
·         Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo o passado do meio local, evolução dos meios de comunicação, evolução dos meios de transporte, o comércio, circuito comercial, direitos e deveres do consumidor, outras culturas na comunidade, os direitos das minorias, teatro)


Organizar os conhecimentos do texto.

·         Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras.
·         Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas.
·         Pôr em relação duas informações para inferir delas uma terceira.
·         Referir, em poucas palavras, o essencial do texto.

Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
.
·         Escolher, em tempo limitado, entre diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto curto, de cerca de 100 palavras, lido anteriormente.
·         Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades da ação.


Monitorizar a compreensão.

·         Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo no dicionário.


Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.
.
·         Procurar informação na Internet para preencher esquemas anteriormente elaborados ou para responder a questões elaboradas em grupo.
·         Exprimir de maneira apropriada uma opinião crítica a respeito de um texto e compará-lo com outros já lidos ou conhecidos.
·         Exprimir uma opinião crítica a respeito de ações das personagens ou de outras informações que possam ser objeto de juízos de valor.

Desenvolver o conhecimento da ortografia.
·         Indicar, para as relações fonema – grafema e grafema – fonemas mais frequentes, as diferentes possibilidades de escrever os fonemas que, segundo o código ortográfico do português, podem corresponder a mais do que um grafema, e para cada grafema indicar, quando é o caso, as diferentes possibilidades de “leitura” (em ambos os casos exemplificando com palavras).
·         Escrever corretamente no plural as formas verbais, os nomes terminados em -ão e os nomes ou adjetivos terminados em consoante.
·         Escrever um texto, em situação de ditado, quase sem cometer erros
Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.
·         Identificar e utilizar o hífen.
·         Identificar e utilizar os seguintes sinais auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto) e aspas.
·         Utilizar adequadamente os seguintes sinais de pontuação: ponto de exclamação; dois pontos (introdução do discurso direto).
·         Fazer a translineação de palavras no final das sílabas terminadas em vogal e em ditongo e na separação dos dígrafos rr e ss.

Planificar a escrita de textos.
·         Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as.
Redigir corretamente.
·         Utilizar uma caligrafia legível.
·         Usar vocabulário adequado.
·         Trabalhar um texto, amplificando-o através da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos.
Escrever textos narrativos.
·         Escrever pequenas narrativas, incluindo os seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o quê, como.
·         Introduzir diálogos em textos narrativos.
Escrever textos informativos.
·         Escrever pequenos textos informativos, a partir de ajudas que identifiquem a introdução ao tópico, o desenvolvimento do tópico com factos e pormenores, e a conclusão.
Escrever textos dialogais.
·         Escrever diálogos, contendo a fase de abertura, a fase de interação e a fase de fecho.
Escrever textos diversos.
·         Escrever convites e cartas.
·         Escrever falas, diálogos ou legendas para banda desenhada.

Rever textos escritos.
·         Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas.
·         Verificar a adequação do vocabulário usado.
Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.



Iniciação à Educação Literária

Vocabulário relativo ao livro: (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação essencial e acessória
Tema e assunto

Reconto
Personagem, espaço, tempo, ação
Expressão de ideias e sentimentos
Regras e papéis da interação oral
Rimas
Declamação
Articulação, entoação e ritmo


Ler e ouvir ler textos literários.
·         Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular:

- “Boa sentença”, “O fato novo do Sultão”, “João Pateta” in Contos para a infância de Guerra Junqueiro;

·         Praticar a leitura silenciosa.
·         Ler em voz alta, após preparação da leitura.
·         Ler poemas em coro ou em pequenos grupos.
Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.
·         Reconhecer regularidades versificatórias (rima, sonoridades, cadência).
·         Confrontar as previsões feitas sobre o texto com o assunto do mesmo.
·         Identificar, justificando, as personagens principais.
·         Fazer inferências (de tempo atmosférico, de estações do ano, de instrumento – objeto).
·         Recontar textos lidos.
·         Propor alternativas distintas: alterar caraterísticas das personagens e mudar as ações, inserindo episódios ou mudando o desenlace.
·         Propor títulos alternativos para textos.
·         Interpretar sentidos da linguagem figurada.
·         Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos.
Ler para apreciar textos literários.)
·         Ler e ouvir ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.
·         Manifestar sentimentos, ideias e pontos de vista suscitados pelas histórias ouvidas.
Ler em termos pessoais.
·         Ler, por iniciativa própria ou com orientação do professor, textos diversos, nomeadamente os disponibilizados na Biblioteca Escolar.
·         Apresentar à turma livros lidos, justificando a escolha.
Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.
·         Memorizar e dizer poemas, com clareza e entoação adequadas.
·         Dramatizar textos (treino da voz, dos gestos, das pausas, da entoação).
·         Escrever pequenos textos em prosa, mediante proposta do professor ou por iniciativa própria.
·         Escrever pequenos poemas, recorrendo a poemas-modelo.



Gramática

Conhecimento Explícito da Língua
Quantificador numeral
Advérbios de negação e de afirmação
Flexão nominal e adjetival (em número e em género)
Masculinos e femininos de radical diferente
Valores semânticos da frase: afirmativa, negativa
Expansão e redução de frases





Conhecer propriedades das palavras.

·         Identificar o quantificador numeral.
·         Identificar advérbios de negação e de afirmação.
·         Reconhecer masculinos e femininos de radical diferente.
·         Formar o plural dos nomes e adjetivos terminados em -ão.
·         Formar o feminino de nomes e adjetivos terminados em -ão.
·         Flexionar pronomes pessoais (número, género e pessoa).

Analisar e estruturar unidades sintáticas.
·         Expandir e reduzir frases, substituindo e deslocando palavras e grupos de palavras.

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