Português
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Oralidade
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Compreensão do Oral
Vocabulário
Informação essencial e acessória
Ideia principal
Facto e opinião
Instruções, indicações
Intencionalidade comunicativa
Expressão Oral
Articulação, acento, entoação, pausa
Vocabulário
Planificação do discurso: tema; seleção e
hierarquização da informação essencial de acordo com o objetivo
Relato, reconto, descrição
Informação, explicação, aviso, pergunta,
pedido, recado, instrução
Formas de tratamento
Regras e papéis da interação oral
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Escutar
para aprender e construir conhecimentos.
·
Descobrir pelo contexto o significado de
palavras desconhecidas.
·
Identificar informação essencial.
·
Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu.
Produzir um discurso oral com correção.
·
Usar a palavra com um tom de voz audível,
boa articulação e ritmo adequados.
·
Mobilizar vocabulário cada vez mais variado e
estruturas frásicas cada vez mais complexas.
Produzir discursos com diferentes
finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
·
Adaptar o discurso às situações de
comunicação.
·
Recontar, contar e descrever.
·
Informar, explicar.
·
Fazer uma apresentação oral (cerca de 3 minutos) sobre
um tema, com recurso eventual a tecnologias de informação.
·
Fazer um pequeno discurso com intenção persuasiva (por
exemplo, com o exercício “mostra e conta”: por solicitação do professor, o
aluno traz um objeto e apresenta à turma as razões da sua escolha).
·
Desempenhar papéis específicos em atividades de expressão
orientada, respeitando o tema, retomando o assunto e justificando opiniões.
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Leitura e Escrita
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Leitura
Desenvolvimento da consciência fonológica
Leitura em voz alta
Instruções; indicações
Tipo, estrutura e componentes do texto.
Textos narrativos, informativos e
descritivos
Poesia
Pesquisa e organização da informação:
Tema, tópico, assunto
Mapas de ideias
Palavras-chave
Enriquecimento vocabular
Esquemas
Intenção comunicativa (informar, recrear,
mobilizar a ação)
Informação relevante e acessória
Assunto e ideia principal
Sentidos explícitos e implícitos
Tipos e formas de leitura
Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas
Escrita
Ortografia
Pontuação
e sinais auxiliares de escrita
Translineação
Registo e
organização da informação
Resumo
Abreviatura,
formas de destaque
Planificação
de textos
Produção
de textos narrativos, informativos, descritivos e dialogais.
Personagens
e ação
Produção
de textos diversos (poesias, cartas, convites, banda desenhada)
Fórmulas
de abertura e encerramento
Conectores
discursivos
Caligrafia
Revisão de
textos
Caligrafia
Revisão de textos
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Ler em voz alta palavras e textos.
·
Ler todas as palavras monossilábicas,
dissilábicas e trissilábicas regulares e, salvo raras exceções, todas as
palavras irregulares encontradas nos textos utilizados na escola.
·
Decodificar palavras com fluência
crescente: bom domínio na leitura das palavras dissilábicas de 4 a 6 letras e
das trissilábicas de 7 ou mais letras, sem hesitação e quase tão rapidamente
para as trissilábicas como para as dissilábicas.
·
Ler corretamente um mínimo de 80 palavras
por minuto de uma lista de palavras de um texto apresentadas quase
aleatoriamente.
·
Ler um texto com articulação e entoação
corretas a uma velocidade de leitura de, no mínimo, 110 palavras por minuto.
Ler textos diversos.
·
Ler textos narrativos, poéticos, informativos e
descritivos.
Apropriar-se de novos vocábulos.
·
Reconhecer o significado de novas palavras,
relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento
do mundo (por exemplo o passado do meio local, evolução dos meios de
comunicação, evolução dos meios de transporte, o comércio, circuito
comercial, direitos e deveres do consumidor, outras culturas na comunidade,
os direitos das minorias, teatro)
Organizar os conhecimentos do texto.
·
Identificar, por expressões de sentido
equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos,
informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras.
·
Identificar o tema ou o assunto do texto,
assim como os eventuais subtemas.
·
Pôr em relação duas informações para
inferir delas uma terceira.
·
Referir, em poucas palavras, o essencial do
texto.
Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
.
·
Escolher, em tempo limitado, entre
diferentes frases escritas, a que contempla informação contida num texto
curto, de cerca de 100 palavras, lido anteriormente.
·
Relacionar intenções e emoções das
personagens com finalidades da ação.
Monitorizar a compreensão.
·
Sublinhar as palavras desconhecidas,
inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo no
dicionário.
Elaborar e
aprofundar ideias e conhecimentos.
.
·
Procurar informação na Internet para preencher esquemas
anteriormente elaborados ou para responder a questões elaboradas em grupo.
·
Exprimir de maneira apropriada uma opinião crítica a
respeito de um texto e compará-lo com outros já lidos ou conhecidos.
·
Exprimir uma opinião crítica a respeito de ações das
personagens ou de outras informações que possam ser objeto de juízos de
valor.
Desenvolver o conhecimento da ortografia.
·
Indicar, para as relações fonema – grafema
e grafema – fonemas mais frequentes, as diferentes possibilidades de escrever
os fonemas que, segundo o código ortográfico do português, podem corresponder
a mais do que um grafema, e para cada grafema indicar, quando é o caso, as
diferentes possibilidades de “leitura” (em ambos os casos exemplificando com
palavras).
·
Escrever corretamente no plural as formas
verbais, os nomes terminados em -ão e os nomes ou adjetivos terminados
em consoante.
·
Escrever um texto, em situação de ditado,
quase sem cometer erros
Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da
pontuação.
·
Identificar e utilizar o hífen.
·
Identificar e utilizar os seguintes sinais
auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto) e aspas.
·
Utilizar adequadamente os seguintes sinais
de pontuação: ponto de exclamação; dois pontos (introdução do discurso direto).
·
Fazer a translineação de palavras no final
das sílabas terminadas em vogal e em ditongo e na separação dos dígrafos rr
e ss.
Planificar a escrita de textos.
·
Registar ideias relacionadas com o tema,
organizando-as.
Redigir corretamente.
·
Utilizar uma caligrafia legível.
·
Usar vocabulário adequado.
·
Trabalhar um texto, amplificando-o através
da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos.
Escrever textos narrativos.
·
Escrever pequenas narrativas, incluindo os
seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o quê, como.
·
Introduzir diálogos em textos narrativos.
Escrever textos informativos.
·
Escrever pequenos textos informativos, a
partir de ajudas que identifiquem a introdução ao tópico, o desenvolvimento
do tópico com factos e pormenores, e a conclusão.
Escrever textos dialogais.
·
Escrever diálogos, contendo a fase de
abertura, a fase de interação e a fase de fecho.
Escrever textos diversos.
·
Escrever convites e cartas.
·
Escrever falas, diálogos ou legendas para
banda desenhada.
Rever textos escritos.
·
Verificar se o texto contém as ideias
previamente definidas.
·
Verificar a adequação do vocabulário usado.
Identificar e corrigir
os erros de ortografia que o texto contenha.
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Iniciação à Educação Literária
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Vocabulário
relativo ao livro: (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação
essencial e acessória
Tema
e assunto
Reconto
Personagem, espaço,
tempo, ação
Expressão
de ideias e sentimentos
Regras e papéis da interação oral
Rimas
Declamação
Articulação, entoação e ritmo
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Ler e ouvir ler textos literários.
·
Ler e ouvir ler obras de literatura para a
infância e textos da tradição popular:
- “Boa
sentença”, “O fato novo do Sultão”, “João Pateta” in Contos para a infância
de Guerra Junqueiro;
·
Praticar a leitura silenciosa.
·
Ler em voz alta, após preparação da
leitura.
·
Ler poemas em coro ou em pequenos grupos.
Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.
·
Reconhecer regularidades versificatórias
(rima, sonoridades, cadência).
·
Confrontar as previsões feitas sobre o
texto com o assunto do mesmo.
·
Identificar, justificando, as personagens
principais.
·
Fazer inferências (de tempo atmosférico, de
estações do ano, de instrumento – objeto).
·
Recontar textos lidos.
·
Propor alternativas distintas: alterar
caraterísticas das personagens e mudar as ações, inserindo episódios ou
mudando o desenlace.
·
Propor títulos alternativos para textos.
·
Interpretar sentidos da linguagem figurada.
·
Responder, oralmente e por escrito, de
forma completa, a questões sobre os textos.
Ler para apreciar textos literários.)
·
Ler e ouvir ler obras de literatura para a
infância e textos da tradição popular.
·
Manifestar sentimentos, ideias e pontos de
vista suscitados pelas histórias ouvidas.
Ler em termos pessoais.
·
Ler, por iniciativa própria ou com
orientação do professor, textos diversos, nomeadamente os disponibilizados na
Biblioteca Escolar.
·
Apresentar à turma livros lidos,
justificando a escolha.
Dizer e escrever, em termos pessoais e criativos.
·
Memorizar e dizer poemas, com clareza e
entoação adequadas.
·
Dramatizar textos (treino da voz, dos
gestos, das pausas, da entoação).
·
Escrever pequenos textos em prosa, mediante
proposta do professor ou por iniciativa própria.
·
Escrever pequenos poemas, recorrendo a
poemas-modelo.
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Gramática
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Conhecimento Explícito da Língua
Quantificador numeral
Advérbios de negação e de
afirmação
Flexão nominal e adjetival (em número e em
género)
Masculinos
e femininos de radical diferente
Valores semânticos da frase: afirmativa,
negativa
Expansão e redução de frases
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Conhecer propriedades das palavras.
·
Identificar o quantificador numeral.
·
Identificar advérbios de negação e de
afirmação.
·
Reconhecer masculinos e femininos de
radical diferente.
·
Formar o plural dos nomes e adjetivos
terminados em -ão.
·
Formar o feminino de nomes e adjetivos
terminados em -ão.
·
Flexionar pronomes pessoais (número, género
e pessoa).
Analisar e estruturar unidades sintáticas.
·
Expandir e reduzir frases, substituindo e
deslocando palavras e grupos de palavras.
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Wednesday, February 1, 2017
PLANIFICAÇÕES -PORTUGUÊS - FEVEREIRO -2017
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