Monday, September 26, 2016

Planificação Mensal Português- 2016/2017 - SETEMBRO E OUTUBRO


Áreas
Domínios
Subdomínios / Conteúdos programáticos
Objetivos / Descritores de desempenho














Português

Oralidade
Compreensão do Oral
Vocabulário
Informação essencial e acessória
Ideia principal
Facto e opinião
Instruções, indicações
Intencionalidade comunicativa
Expressão Oral
Articulação, acento, entoação, pausa
Vocabulário
Planificação do discurso: tema; seleção e hierarquização da informação essencial de acordo com o objetivo
Relato, reconto, descrição
Informação, explicação, aviso, pergunta, pedido, recado, instrução
Formas de tratamento
Regras e papéis da interação oral
Escutar para aprender e construir conhecimentos.

·         Descobrir pelo contexto o significado de palavras desconhecidas.
·         Identificar informação essencial.
·         Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu.


Produzir um discurso oral com correção.

·         Usar a palavra com um tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequados.

Produzir discursos com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.

·         Adaptar o discurso às situações de comunicação.
·         Recontar, contar e descrever.
·         Informar, explicar.


Leitura e Escrita
Leitura

Desenvolvimento da consciência fonológica
Leitura em voz alta
Instruções; indicações
Tipo, estrutura e componentes do texto.
Textos narrativos.
Poesia
Pesquisa e organização da informação:
Tema, tópico, assunto
Mapas de ideias
Palavras-chave
Enriquecimento vocabular
Esquemas
Intenção comunicativa (informar, recrear, mobilizar a ação)
Informação relevante e acessória
Assunto e ideia principal
Sentidos explícitos e implícitos
Tipos e formas de leitura
Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas


















Escrita
Ortografia
Pontuação e sinais auxiliares de escrita
Translineação
Registo e organização da informação
Planificação de textos
Produção de textos narrativos e poéticos.
Personagens e ação
Fórmulas de abertura e encerramento
Conectores discursivos
Caligrafia
Revisão de textos

Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.
·         Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” —> “ki”), cometendo erros só ocasionalmente e apresentando um número significativo de respostas determinadas por uma codificação ortográfica (“ci” /si/).
Ler em voz alta palavras e textos.
·         Ler todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e trissilábicas regulares e, salvo raras exceções, todas as palavras irregulares encontradas nos textos utilizados na escola.
·         Ler um texto com articulação e entoação corretas.
Ler textos diversos.
·         Ler pequenos textos narrativos e poéticos.
Apropriar-se de novos vocábulos.
·         Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, relações de parentesco, naturalidade e nacionalidade, costumes e tradições, desportos, serviços, livraria, biblioteca, saúde e corpo humano).
Organizar os conhecimentos do texto.

·         Identificar, por expressões de sentido equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos, informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras.
·         Identificar o tema ou o assunto do texto, assim como os eventuais subtemas.
·         Pôr em relação duas informações para inferir delas uma terceira.
·         Referir, em poucas palavras, o essencial do texto.
Relacionar o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.

·         Formular questões intermédias e enunciar expetativas e direções possíveis durante a leitura de um texto
·         Relacionar intenções e emoções das personagens com finalidades da ação.
Monitorizar a compreensão.

·         Sublinhar as palavras desconhecidas, inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo no dicionário.
Elaborar e aprofundar ideias e conhecimentos.

·         Estabelecer uma lista de fontes pertinentes de informação relativas a um tema, através de pesquisas na biblioteca e pela internet.

Desenvolver o conhecimento da ortografia.
·         Indicar, para as relações fonema – grafema e grafema – fonema mais frequentes, as diferentes possibilidades de escrever os fonemas que, segundo o código ortográfico do português, podem corresponder a mais do que um grafema, e para cada grafema indicar, quando é o caso, as diferentes possibilidades de “leitura” (em ambos os casos exemplificando com palavras).
·         Escrever um texto, em situação de ditado, quase sem cometer erros.
Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da pontuação.
·         Identificar e utilizar o hífen.
·         Identificar e utilizar os seguintes sinais auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto) e aspas.
·         Utilizar adequadamente os sinais de pontuação.
·         Fazer a translineação de palavras no final das sílabas terminadas em vogal e em ditongo e na separação dos dígrafos rr e ss.
Planificar a escrita de textos.
·         Registar ideias relacionadas com o tema, organizando-as.
Redigir corretamente.
·         Utilizar uma caligrafia legível.
·         Usar vocabulário adequado.
·         Trabalhar um texto, amplificando-o através da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos.
Escrever textos narrativos.
·         Escrever pequenas narrativas, incluindo os seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o quê, como.
·         Introduzir diálogos em textos narrativos.
Rever textos escritos.
·         Verificar se o texto contém as ideias previamente definidas.
·         Verificar a adequação do vocabulário usado.
·         Identificar e corrigir os erros de ortografia que o texto contenha.


Iniciação à Educação Literária

Vocabulário relativo ao livro: (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação essencial e acessória
Tema e assunto
Reconto
Personagem, espaço, tempo, ação
Expressão de ideias e sentimentos
Regras e papéis da interação oral
Rimas
Declamação
Articulação, entoação e ritmo
Ler e ouvir ler textos literários
·         Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e da Verdade
·          
Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.
·         Reconhecer regularidades versificatórias (rima, sonoridades, cadência).
·         Confrontar as previsões feitas sobre o texto com o assunto do mesmo.
·         Identificar, justificando, as personagens principais.
·         Fazer inferências (de tempo atmosférico, de estações do ano, de instrumento – objeto).
·         Recontar textos lidos.
·         Propor alternativas distintas: alterar características das personagens e mudar as ações, inserindo episódios ou mudando o desenlace.
·         Propor títulos alternativos para textos.
·         Interpretar sentidos da linguagem figurada.
·         Responder, oralmente e por escrito, de forma completa, a questões sobre os textos.



Gramática

Conhecimento Explícito da Língua

Sílaba tónica e sílaba átona
Monossílabo, dissílabo, trissílabo, polissílabo
Palavras agudas, graves, esdrúxulas
Sinónimos, antónimos





Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português.

·         Classificar palavras quanto ao número de sílabas.
·         Distinguir sílaba tónica da átona.
·         Classificar palavras quanto à posição da sílaba tónica.



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