Áreas
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Domínios
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Subdomínios / Conteúdos programáticos
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Objetivos / Descritores de desempenho
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Português
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Oralidade
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Compreensão do Oral
Vocabulário
Informação essencial e acessória
Ideia principal
Facto e opinião
Instruções, indicações
Intencionalidade comunicativa
Expressão Oral
Articulação, acento, entoação, pausa
Vocabulário
Planificação do discurso: tema; seleção e
hierarquização da informação essencial de acordo com o objetivo
Relato, reconto, descrição
Informação, explicação, aviso, pergunta,
pedido, recado, instrução
Formas de tratamento
Regras e papéis da interação oral
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Escutar
para aprender e construir conhecimentos.
·
Descobrir pelo contexto o significado de
palavras desconhecidas.
·
Identificar informação essencial.
·
Pedir esclarecimentos acerca do que ouviu.
Produzir
um discurso oral com correção.
·
Usar a palavra com um tom de voz audível,
boa articulação e ritmo adequados.
Produzir discursos
com diferentes finalidades, tendo em conta a situação e o interlocutor.
·
Adaptar o discurso às situações de
comunicação.
·
Recontar, contar e descrever.
·
Informar, explicar.
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Leitura e Escrita
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Leitura
Desenvolvimento da consciência fonológica
Leitura em voz alta
Instruções; indicações
Tipo, estrutura e componentes do texto.
Textos narrativos.
Poesia
Pesquisa e organização da informação:
Tema, tópico, assunto
Mapas de ideias
Palavras-chave
Enriquecimento vocabular
Esquemas
Intenção comunicativa (informar, recrear,
mobilizar a ação)
Informação relevante e acessória
Assunto e ideia principal
Sentidos explícitos e implícitos
Tipos e formas de leitura
Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas
Escrita
Ortografia
Pontuação e sinais auxiliares de escrita
Translineação
Registo e organização da informação
Planificação de textos
Produção de textos narrativos e poéticos.
Personagens e ação
Fórmulas de abertura e encerramento
Conectores discursivos
Caligrafia
Revisão de textos
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Desenvolver a consciência fonológica e operar com fonemas.
·
Reunir numa sílaba os primeiros fonemas de
duas palavras (por exemplo, “cachorro irritado” —> “ki”), cometendo erros
só ocasionalmente
e apresentando um número significativo de respostas determinadas por uma
codificação ortográfica (“ci” /si/).
Ler
em voz alta palavras e textos.
·
Ler todas as palavras monossilábicas, dissilábicas e
trissilábicas regulares e, salvo raras exceções, todas as palavras
irregulares encontradas nos textos utilizados na escola.
·
Ler um texto com articulação e entoação corretas.
Ler
textos diversos.
·
Ler pequenos textos narrativos e poéticos.
Apropriar-se de novos vocábulos.
·
Reconhecer o significado de novas palavras,
relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento
do mundo (por exemplo, relações de parentesco, naturalidade e nacionalidade,
costumes e tradições, desportos, serviços, livraria, biblioteca, saúde e
corpo humano).
Organizar
os conhecimentos do texto.
·
Identificar, por expressões de sentido
equivalente, informações contidas explicitamente em textos narrativos,
informativos e descritivos, de cerca de 300 palavras.
·
Identificar o tema ou o assunto do texto,
assim como os eventuais subtemas.
·
Pôr em relação duas informações para
inferir delas uma terceira.
·
Referir, em poucas palavras, o essencial do
texto.
Relacionar
o texto com conhecimentos anteriores e compreendê-lo.
·
Formular questões intermédias e enunciar expetativas e
direções possíveis durante a leitura de um texto
·
Relacionar intenções e emoções das
personagens com finalidades da ação.
Monitorizar
a compreensão.
·
Sublinhar as palavras desconhecidas,
inferir o significado a partir de dados contextuais e confirmá-lo no
dicionário.
Elaborar
e aprofundar ideias e conhecimentos.
·
Estabelecer uma lista de fontes pertinentes
de informação relativas a um tema, através de pesquisas na biblioteca e pela
internet.
Desenvolver o conhecimento da ortografia.
·
Indicar, para as relações fonema – grafema
e grafema – fonema mais frequentes, as diferentes possibilidades de escrever
os fonemas que, segundo o código ortográfico do português, podem corresponder
a mais do que um grafema, e para cada grafema indicar, quando é o caso, as
diferentes possibilidades de “leitura” (em ambos os casos exemplificando com
palavras).
·
Escrever um texto, em situação de ditado,
quase sem cometer erros.
Mobilizar o conhecimento da representação gráfica e da
pontuação.
·
Identificar e utilizar o hífen.
·
Identificar e utilizar os seguintes sinais
auxiliares de escrita: travessão (no discurso direto) e aspas.
·
Utilizar adequadamente os sinais de
pontuação.
·
Fazer a translineação de palavras no final
das sílabas terminadas em vogal e em ditongo e na separação dos dígrafos rr
e ss.
Planificar a escrita de textos.
·
Registar ideias relacionadas com o tema,
organizando-as.
Redigir corretamente.
·
Utilizar uma caligrafia legível.
·
Usar vocabulário adequado.
·
Trabalhar um texto, amplificando-o através
da coordenação de nomes, de adjetivos e de verbos.
Escrever textos narrativos.
·
Escrever pequenas narrativas, incluindo os
seus elementos constituintes: quem, quando, onde, o quê, como.
·
Introduzir diálogos em textos narrativos.
Rever textos escritos.
·
Verificar se o texto contém as ideias
previamente definidas.
·
Verificar a adequação do vocabulário usado.
·
Identificar e corrigir os erros de
ortografia que o texto contenha.
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Iniciação à Educação Literária
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Vocabulário
relativo ao livro: (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
Informação
essencial e acessória
Tema
e assunto
Reconto
Personagem, espaço,
tempo, ação
Expressão
de ideias e sentimentos
Regras e papéis da interação oral
Rimas
Declamação
Articulação, entoação e ritmo
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Ler e ouvir ler textos literários
·
Luísa Ducla Soares, Poemas da Mentira e
da Verdade
·
Compreender o essencial dos textos escutados e lidos.
·
Reconhecer regularidades versificatórias
(rima, sonoridades, cadência).
·
Confrontar as previsões feitas sobre o
texto com o assunto do mesmo.
·
Identificar, justificando, as personagens
principais.
·
Fazer inferências (de tempo atmosférico, de
estações do ano, de instrumento – objeto).
·
Recontar textos lidos.
·
Propor alternativas distintas: alterar
características das personagens e mudar as ações, inserindo episódios ou
mudando o desenlace.
·
Propor títulos alternativos para textos.
·
Interpretar sentidos da linguagem figurada.
·
Responder, oralmente e por escrito, de
forma completa, a questões sobre os textos.
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Gramática
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Conhecimento Explícito da Língua
Sílaba tónica e sílaba átona
Monossílabo, dissílabo, trissílabo,
polissílabo
Palavras agudas, graves, esdrúxulas
Sinónimos,
antónimos
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Explicitar aspetos fundamentais da fonologia do português.
·
Classificar palavras quanto ao número de
sílabas.
·
Distinguir sílaba tónica da átona.
·
Classificar palavras quanto à posição da
sílaba tónica.
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Monday, September 26, 2016
Planificação Mensal Português- 2016/2017 - SETEMBRO E OUTUBRO
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