Friday, April 8, 2016

Planificação mensal - abril 2015/2016

Português


Oralidade









Leitura e Escrita




















Compreensão do Oral
Entoação e ritmo
Vocabulário: sinónimos, antónimos
Instruções; indicações
Informação essencial e acessória
Tema e assunto
Texto oral e texto escrito

Expressão Oral
Articulação, acento, entoação, pausa
Entoação e ritmo
Intencionalidade comunicativa
Regras e papéis da interação oral




Leitura
Texto e imagem
Estratégias de leitura
Técnicas de localização da informação
Assunto; ideia principal
Tipos de perguntas
Leitura em voz alta
Leitura orientada
Tipos e formas de leitura
Textos narrativos,  descritivos e dramático.


Escrita

Direccionalidade da escrita
Maiúsculas e minúsculas
Sinais de pontuação: vírgula – enumeração; ponto final; ponto de interrogação; ponto de exclamação
Acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
Ortografia
Textos narrativo e informativo,
Formular ideias-chave
Título
Personagem
Tipos de erros.
 Respeitar regras da interação discursiva.
Respeitar o princípio de cortesia e usar formas de tratamento adequadas.
Escutar discursos breves para aprender e construir conhecimentos.
Assinalar palavras desconhecidas; apropriar-se de novas palavras, depois de ouvir uma exposição sobre um tema novo; referir o essencial de textos ouvidos.
Produzir um discurso oral com correção.
Falar de forma audível; usar vocabulário adequado ao tema e à situação e progressivamente mais variado; construir frases com grau de complexidade crescente.


Ler textos diversos.
 Ler pequenos textos narrativos, informativos e descritivos, poemas e banda  desenhada.

Apropriar-se de novos vocábulos.
 Reconhecer o significado de novas palavras, relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento do mundo (por exemplo, profissões, passatempos, meios de transporte, viagens, férias, clima, estações do ano, fauna e flora).

Desenvolver o conhecimento da ortografia.
Elaborar e escrever uma frase simples, respeitando as regras de correspondência fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número nos nomes, adjetivos e verbos.
Detetar eventuais erros ao comparar a sua própria produção com a frase escrita corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia correta.

Mobilizar o conhecimento da pontuacção.
Identificar e utilizar os acentos (agudo, grave e circunflexo) e o til.
Identificar e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações.

Transcrever e escrever textos.
Transcrever um texto curto, apresentado em letra de imprensa, em escrita cursiva legível, de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção, respeitando acentos e espaços entre as palavras.
Escrever um pequeno texto, em situação de ditado, respeitando as regras posicionais e contextuais relativas à grafia x, em função da consoante seguinte.













Gramática









Iniciação à Educação Literária


















Conhecimento Explícito da Língua
Redigir corretamente






-Vocabulário relativo ao livro (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
-Informação essencial e acessória
-Tema e assunto
-Reconto oral
-Personagens
-Expressão de ideias e sentimentos
-Regras e papéis da interação oral










Escrever textos, com um mínimo de 50 palavras, parafraseando, informando ou explicando.
Escrever pequenas narrativas, a partir de sugestões do professor, com identificação dos elementos quem, quando, onde, o quê, como.

Planificar a escrita de textos.
Formular as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno texto informativo.
Redigir corretamente.
Respeitar as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
Utilizar, com coerência, os tempos verbais.
Utilizar sinónimos e pronomes para evitar a repetição de nomes.
Cuidar da apresentação final do texto.

Explicitar regularidades no funcionamento da língua.
Identificar verbos.
Identificar adjetivos.


-Ouvir ler e ler obras de literatura para a infância e textos da tradição popular.

-Praticar a leitura silenciosa.

-Ler pequenos trechos em voz alta.
-Ler, por iniciativa própria, obras  disponibilizadas na Biblioteca Escolar.
-Escolher, com orientação do professor, textos de acordo com interesses pessoais.
Matemática



Números e Operações






















Números racionais não negativos
– Frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10, 1/100 e 1/1000 como medidas de comprimentos e de outras grandezas;
– Representação dos números naturais e das frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5 e 1/10 numa reta numérica.








Medida
Tempo
– Instrumentos de medida do tempo;
– A hora;
– Relógios de ponteiros e a medida do tempo em horas, meias horas e quartos de hora;
– Calendários e horários.




Problemas
– Problemas de um ou dois passos envolvendo medidas de diferentes grandezas.


Dividir a unidade

- Fixar um segmento de reta como unidade e identificar 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10, 1/100 e 1/100 como números, iguais à medida do comprimento de cada um dos segmentos de reta resultantes da decomposição da unidade em respetivamente dois, três, quatro, cinco, dez, cem e mil segmentos de reta de igual comprimento.
- Fixar um segmento de reta como unidade e representar números naturais e as frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5 e 1/10 por pontos de uma semirreta dada, representando o zero pela origem e de tal modo que o ponto que representa determinado número se encontra a uma distância da origem igual a esse número de unidades.
- Utilizar as frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10, 1/100 e 1/1000 para referir cada uma das partes de um todo dividido respetivamente em duas, três, quatro, cinco, dez, cem e mil partes equivalentes.


Medir o tempo
-Efetuar medições do tempo utilizando instrumentos apropriados.
-Reconhecer a hora como unidade de medida de tempo e relacioná-la com o dia.
-Ler e escrever a medida de tempo apresentada num relógio de ponteiros, em horas, meias horas e quartos de hora.
-Ler e interpretar calendários e horários.




Resolver problemas
- Resolver problemas envolvendo a determinação de termos de uma sequência, dada a lei de formação.
-Resolver problemas envolvendo a determinação de uma lei de formação compatível com uma sequência parcialmente conhecida.
. Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo medidas de diferentes grandezas.

Estudo do Meio

À DESCOBERTA DO AMBIENTE NATURAL





À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS









Os seres vivos do seu ambiente














-        Observar e identificar algumas plantas mais comuns existentes no ambiente próximo: plantas espontâneas; plantas cultivadas.
-        Reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas.
-        Conhecer partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule, folhas, flores e frutos).
-        Registar variações do aspeto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma árvore.








Expressões    

Expressão
Dramática











Expressão Musical









Expressão Plástica











Expressão Físico-Motora




Jogos de exploração


Jogos dramáticos






Desenvolvimento auditivo

Expressão e criação musical

Utilizar diferentes maneiras de produzir sons
Pintura/ Recorte/ Colagem





Modelagem
Desenho e pintura de expressão livre
Atividades gráficas sugeridas
Recorte e Colagem







Percursos

-          Sons do meio ambiente: identificação e reprodução
-          Deslocações simples por trajetos diversos
-          As qualidades físicas dos objetos
-          Participação na elaboração oral de histórias
-          Improvisação:
-          Um diálogo






-          Identificar ambientes/texturas sonoras: do meio próximo e da natureza.
-          Movimentar-se livremente ao sabor de: sons vocais e instrumentais, melodias, canções e gravações.
-          Danças
-          Canções.
-          Danças de roda.



-          Ilustrar de forma pessoal.
-          Criar frisos de cores, preenchendo quadrículas.
-          Contornar objetos, formas e pessoas
-          Pintar livremente em suportes neutros.
-          Explorar possibilidades técnicas da mão, pincéis, guaches.
-          Fazer composições, colando diversos materiais.
-          Fazer dobragens.




     -     Percursos na Natureza



     -     Deslocamentos e equilíbrios em percursos que integram habilidades
     -     Jogos
      -    Atividades rítmicas expressivas
Educação para a cidadania




EDUCAÇÃO AMBIENTAL








Reciclagem;

Política dos três R´s (Reduzir,
reciclar e reutilizar);

Questões ambientais









- Sensibilizar para os problemas que perturbam o equilíbrio ambiental;  

- Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis relativamente à Natureza;
* Compreender a necessidade de existência de regras para a proteção da natureza;
-Promover a educação para o Ambiente e Cidadania;

No comments:

Post a Comment