Português
|
Oralidade
Leitura
e Escrita
|
Compreensão do Oral
Entoação e
ritmo
Vocabulário:
sinónimos, antónimos
Instruções;
indicações
Informação
essencial e acessória
Tema e
assunto
Texto oral e
texto escrito
Expressão
Oral
Articulação,
acento, entoação, pausa
Entoação e
ritmo
Intencionalidade
comunicativa
Regras e
papéis da interação oral
Leitura
Texto e imagem
Estratégias de leitura
Técnicas de localização da informação
Assunto; ideia
principal
Tipos de perguntas
Leitura em voz alta
Leitura orientada
Tipos e formas de leitura
Textos narrativos, descritivos e dramático.
Escrita
Direccionalidade
da escrita
Maiúsculas e
minúsculas
Sinais de
pontuação: vírgula – enumeração; ponto final; ponto de interrogação; ponto de
exclamação
Acentos
(agudo, grave e circunflexo) e o til.
Ortografia
Textos
narrativo e informativo,
Formular
ideias-chave
Título
Personagem
Tipos de erros.
|
Respeitar regras da interação discursiva.
Respeitar o princípio de
cortesia e usar formas de tratamento adequadas.
Escutar
discursos breves para aprender e construir conhecimentos.
Assinalar palavras
desconhecidas; apropriar-se de novas palavras, depois de ouvir uma exposição
sobre um tema novo; referir o essencial de textos ouvidos.
Produzir
um discurso oral com correção.
Falar de forma
audível; usar vocabulário adequado ao tema e à situação e progressivamente
mais variado; construir frases com grau de complexidade crescente.
Ler
textos diversos.
Ler pequenos textos narrativos, informativos
e descritivos, poemas e banda desenhada.
Apropriar-se
de novos vocábulos.
Reconhecer o significado de novas palavras,
relativas a temas do quotidiano, áreas do interesse dos alunos e conhecimento
do mundo (por exemplo, profissões, passatempos, meios de transporte, viagens,
férias, clima, estações do ano, fauna e flora).
Desenvolver
o conhecimento da ortografia.
Elaborar e escrever uma frase simples,
respeitando as regras de correspondência
fonema-grafema e utilizando corretamente as marcas do género e do número nos nomes,
adjetivos e verbos.
Detetar eventuais erros ao comparar a sua própria produção com
a frase escrita corretamente, e mostrar que compreende a razão da grafia
correta.
Mobilizar o
conhecimento da pontuacção.
Identificar e utilizar os acentos (agudo, grave
e circunflexo) e o til.
Identificar e utilizar adequadamente a vírgula em enumerações e coordenações.
Transcrever e
escrever textos.
Transcrever um texto curto, apresentado em letra
de imprensa, em escrita cursiva legível,
de maneira fluente, palavra por palavra e sem interrupção, respeitando
acentos e espaços entre as palavras.
Escrever um pequeno texto, em situação de ditado,
respeitando as regras posicionais e contextuais relativas à grafia x, em função da consoante
seguinte.
|
|
Gramática
Iniciação
à Educação Literária
|
Conhecimento Explícito da Língua
Redigir
corretamente
-Vocabulário relativo ao
livro (autor, título, subtítulo, capa, ilustração, ilustrador)
-Informação essencial e
acessória
-Tema e assunto
-Reconto oral
-Personagens
-Expressão de ideias e
sentimentos
-Regras e papéis da
interação oral
|
Escrever textos, com um mínimo de 50
palavras, parafraseando, informando ou explicando.
Escrever pequenas narrativas, a partir de
sugestões do professor,
com identificação dos elementos quem, quando,
onde, o quê, como.
Planificar a
escrita de textos.
Formular
as ideias-chave (sobre um tema dado pelo professor) a incluir num pequeno
texto informativo.
Redigir
corretamente.
Respeitar
as regras de concordância entre o sujeito e a forma verbal.
Utilizar,
com coerência, os tempos verbais.
Utilizar
sinónimos e pronomes
para evitar a repetição de nomes.
Cuidar da apresentação final do
texto.
Explicitar
regularidades no funcionamento da língua.
Identificar
verbos.
Identificar
adjetivos.
-Ouvir
ler e ler obras de literatura para a infância e textos
da tradição popular.
-Praticar
a leitura silenciosa.
-Ler
pequenos trechos em voz alta.
-Ler, por iniciativa própria, obras
disponibilizadas na Biblioteca Escolar.
-Escolher, com orientação do professor,
textos de acordo com interesses pessoais.
|
Matemática
|
Números
e Operações
|
Números racionais não negativos
– Frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10, 1/100 e 1/1000 como medidas de
comprimentos e de outras grandezas;
– Representação dos números naturais e das frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5
e 1/10 numa reta numérica.
Medida
Tempo
– Instrumentos de medida do tempo;
– A hora;
– Relógios de ponteiros e a medida do tempo em horas, meias horas e
quartos de hora;
– Calendários e horários.
Problemas
– Problemas de um ou dois passos envolvendo medidas de diferentes grandezas.
|
Dividir a unidade
- Fixar um segmento de reta como unidade e
identificar 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10, 1/100 e 1/100 como números, iguais à
medida do comprimento de cada um dos segmentos de reta resultantes da
decomposição da unidade em respetivamente dois, três, quatro, cinco, dez, cem
e mil segmentos de reta de igual comprimento.
- Fixar um segmento de reta como unidade e
representar números naturais e as frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5 e 1/10 por
pontos de uma semirreta dada, representando o zero pela origem e de tal modo
que o ponto que representa determinado número se encontra a uma distância da
origem igual a esse número de unidades.
- Utilizar as frações 1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10,
1/100 e 1/1000 para referir cada uma das partes de um todo dividido
respetivamente em duas, três, quatro, cinco, dez, cem e mil partes
equivalentes.
Medir o tempo
-Efetuar medições do tempo utilizando instrumentos
apropriados.
-Reconhecer a hora como unidade de medida de tempo e
relacioná-la com o dia.
-Ler e escrever a medida de tempo apresentada num
relógio de ponteiros, em horas, meias horas e quartos de hora.
-Ler e interpretar calendários e horários.
Resolver problemas
- Resolver
problemas envolvendo a determinação de termos de uma sequência, dada a lei de
formação.
-Resolver
problemas envolvendo a determinação de uma lei de formação compatível com uma
sequência parcialmente conhecida.
.
Resolver problemas de um ou dois passos envolvendo medidas de diferentes
grandezas.
|
Estudo do
Meio
|
À DESCOBERTA DO
AMBIENTE NATURAL
À DESCOBERTA DOS
MATERIAIS E OBJETOS
|
Os seres vivos do seu ambiente
|
-
Observar
e identificar algumas plantas mais comuns existentes no ambiente próximo:
plantas espontâneas; plantas cultivadas.
-
Reconhecer
diferentes ambientes onde vivem as plantas.
-
Conhecer
partes constitutivas das plantas mais comuns (raiz, caule, folhas, flores e
frutos).
-
Registar
variações do aspeto, ao longo do ano, de um arbusto ou de uma árvore.
|
Expressões
|
Expressão
Dramática
Expressão
Musical
Expressão
Plástica
Expressão
Físico-Motora
|
Jogos
de exploração
Jogos
dramáticos
Desenvolvimento auditivo
Expressão e criação musical
Utilizar diferentes maneiras de
produzir sons
Pintura/ Recorte/ Colagem
Modelagem
Desenho e pintura
de expressão livre
Atividades gráficas
sugeridas
Recorte
e Colagem
Percursos
|
-
Sons do meio
ambiente: identificação e reprodução
-
Deslocações simples
por trajetos diversos
-
As qualidades
físicas dos objetos
-
Participação na
elaboração oral de histórias
-
Improvisação:
-
Um diálogo
-
Identificar
ambientes/texturas sonoras: do meio próximo e da natureza.
-
Movimentar-se
livremente ao sabor de: sons vocais e instrumentais, melodias, canções e
gravações.
-
Danças
-
Canções.
-
Danças
de roda.
-
Ilustrar de forma
pessoal.
-
Criar frisos de
cores, preenchendo quadrículas.
-
Contornar objetos, formas
e pessoas
-
Pintar livremente em
suportes neutros.
-
Explorar
possibilidades técnicas da mão, pincéis, guaches.
-
Fazer composições,
colando diversos materiais.
-
Fazer dobragens.
- Percursos na Natureza
- Deslocamentos e
equilíbrios em percursos que integram habilidades
- Jogos
-
Atividades rítmicas expressivas
|
Educação para a cidadania
|
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
|
Reciclagem;
Política dos três R´s (Reduzir,
reciclar e reutilizar);
Questões ambientais
|
- Sensibilizar para os problemas que perturbam o equilíbrio
ambiental;
- Estimular atitudes mais conscientes e responsáveis
relativamente à Natureza;
* Compreender a necessidade de existência de regras para a
proteção da natureza;
-Promover
a educação para o Ambiente e Cidadania;
|
Friday, April 8, 2016
Planificação mensal - abril 2015/2016
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment