Áreas
|
Domínios
|
Subdomínios / Conteúdos programáticos
|
Objetivos
/ Descritores de desempenho
|
Matemática
|
Números e Operações
|
Números naturais
– Numerais ordinais até centésimo;
– Números naturais até um milhão;
– Contagens progressivas e regressivas com
saltos fixos;
– Numeração romana.
Representação decimal de números naturais
– Leitura por classes e por ordens e
decomposição decimal de números até um milhão;
– Comparação de números até um milhão;
Adição e subtração de números naturais
– Algoritmos da adição e da subtração
envolvendo números até um milhão;
– Problemas de até três passos envolvendo
situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar.
|
Conhecer os numerais ordinais
Utilizar
corretamente os numerais ordinais até «centésimo».
Contar
até um milhão
Estender
as regras de construção dos numerais cardinais até um milhão.
Efetuar contagens progressivas e regressivas, com saltos fixos,
que possam tirar partido das regras de construção dos numerais cardinais até
um milhão.
Conhecer
a numeração romana
Conhecer e utilizar corretamente os numerais romanos.
Descodificar
o sistema de numeração decimal
Designar mil unidades por um milhar e reconhecer que um milhar é
igual a dez centenas e a cem dezenas.
Representar qualquer número natural até 1 000 000, identificando
o valor posicional dos algarismos que o compõem, e efetuar a leitura por
classes e por ordens.
Comparar números naturais até 1 000 000 utilizando os símbolos
«<» e «>».
Efetuar a decomposição decimal de qualquer número natural até um
milhão.
Arredondar um número natural à dezena, à centena, ao milhar, à
dezena de milhar ou à centena de milhar mais próxima, utilizando o valor
posicional dos algarismos.
Adicionar
e subtrair números naturais
Adicionar
dois números naturais cuja soma seja inferior a 1 000 000, utilizando o
algoritmo da adição.
Subtrair dois números naturais até 1 000 000, utilizando o
algoritmo da subtração.
|
|
Geometria e Medida
|
– Problemas de até três passos envolvendo
situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.
Localização e orientação no espaço
– Coordenadas em grelhas quadriculadas.
|
Resolver
problemas
·
Resolver problemas de até três passos
envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.
Resolver problemas de até três passos envolvendo situações de juntar,
acrescentar, retirar, completar e comparar.
Situar-se
e situar objetos no espaço
·
Reconhecer, numa grelha quadriculada na
qual cada fila “horizontal” («linha») e cada fila “vertical” («coluna») está
identificada por um símbolo, que qualquer quadrícula pode ser localizada
através de um par de coordenadas.
·
Identificar quadrículas de uma grelha
quadriculada através das respetivas coordenadas.
|
Monday, September 26, 2016
Planificação Mensal Matemática- 2016/2017 - SETEMBRO E OUTUBRO
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment