Monday, September 26, 2016

Planificação Estudo do Meio - 2016/2017 - SETEMBRO E OUTUBRO


Área

Blocos / Domínios

Conteúdos programáticos

Objetivos /Descritores de desempenho

Estudo do Meio






































À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

- Os seus itinerários

- Os diferentes espaços do seu bairro ou da sua localidade

- Deslocações dos seres vivos



À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

- Os membros da sua família

- O passado familiar mais longínquo

À DESCOBERTA DE SI MESMO

- A sua naturalidade e nacionalidade





À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

- Reconhecer símbolos locais (bandeiras e brasões)




·  Descrever itinerários não diários (passeios, visitas de estudo, férias…).

·  Localizar os pontos de partida e de chegada.

·  Traçar os itinerários em plantas ou mapas.

·  Reconhecer as funções de diferentes espaços (habitação, comércio, lazer…).

·  Reconhecer que as pessoas se deslocam (para a escola, para o trabalho, para férias…).


·  Estabelecer relações de parentesco (tios, primos, sobrinhos…): construir uma árvore genealógica simples (até à 3.ª geração — avós).

·  Reconhecer datas e factos significativos da história da família: localizar numa linha de tempo.

·  Reconhecer locais importantes para a história da família: localizar esses locais em mapas ou plantas.

·  Conhecer unidades de tempo: a década.



·  Distinguir freguesia/concelho/distrito/país.

·  Reconhecer os símbolos locais (da freguesia e do concelho).

·  Reconhecer os símbolos regionais dos Açores e da Madeira.

·  Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes.

·  Identificar os principais elementos do meio social envolvente (família, escola, comunidade e suas formas de organização e atividades humanas), comparando e relacionando as suas principais características.

·  Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo e identificar alguns elementos relativos à geografia de Portugal.

·  Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.

·  Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes.

·  Identificar os principais elementos do meio social envolvente (família, escola, comunidade e suas formas de organização e atividades humanas), comparando e relacionando as suas principais características.

·  Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo e identificar alguns elementos relativos à História e à geografia de Portugal.

·  Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.

·  Selecionar diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples (entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.

No comments:

Post a Comment