Áreas
|
Domínios
|
Conteúdos
|
Descritores de desempenho
|
Atividades
|
Português
|
Oralidade
Leitura e Escrita
Iniciação à Educação Literária
|
• Grafismos
• Vogais
(i, u)
• Ditongos (ui, iu)
• Letra maiúscula e
minúscula, impressa e manuscrita
|
•
Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível a apropriação de
padrões de entoação e ritmo
•
Memorizar e reproduzir sequência de sons; apropriar-se de novos vocábulos
•
Articular corretamente palavras
• Usar vocabulário
adequado ao tema e situação
• Falar com
progressiva autonomia e clareza
• Saber manusear
livros folheando-os corretamente
•
Distinguir texto e imagem
• Reconhecer que a mesma letra pode ser representada
através de diferentes formas gráficas.
• Ler, respeitando a direcionalidade da linguagem
escrita.
• Reconhecer a representação gráfica da fronteira de
palavra.
• Respeitar a direcionalidade da escrita.
• Usar adequadamente os instrumentos de escrita.
• Utilizar a linha de base como suporte da escrita.
• Usar adequadamente maiúsculas e minúsculas.
• Identificar os tipos de letras
• Estabelecer correspondências entre som e letra(s)
• Identificar e aplicar a noção de fronteira de
palavra
• Manipular os sons da língua e observar os efeitos
produzidos
• Identificar rimas, identificar ditongos
|
•
Dialogar sobre imagens: descrever cenas e objetos observados.
• Ouvir textos:
compreensão, atenção, sequência, enriquecimento do vocabulário.
• Recontar histórias
oralmente
•
Responder a questionários orais sobre textos ouvidos.
•
Escutar/Memorizar produções do património oral (lengalengas, adivinhas,
trava-línguas).
•
Repetir textos/poemas: verso a verso, palavra a palavra seguindo um ritmo
(alto/baixo, rápido lento).
• Descobrir rimas
(regularidades).
• Movimentar-se pela
sala ao ritmo de um poema, acompanhando com batimentos.
•
Brincar com as palavras, trocando sons.
•
Discriminar abertura de vogais, acompanhando com batimentos fortes e fracos.
• Ouvir poemas,
imaginar sons, dramatizar.
•
Ilustrar textos ouvidos.
•
Pensar e desenhar objetos com um som específico
nos seus nomes.
• Participar nas
diferentes situações comunicativas (aguardar a sua vez de falar, ouvir e
respeitar a fala dos outros...).
•
Realizar grafismos.
• Identificar
grafemas em palavras.
•
Completar palavras com grafemas.
•
Estabelecer correspondência entre impressa/ manuscrita
e
maiúsculas/minúsculas.
• Relacionar
imagem/palavra.
•
Identificar palavras globalmente.
•
Ouvir ler histórias: levantar hipóteses sobre o conteúdo a partir do título e
das ilustrações; apreender o significado global; manifestar interesse por
situações ou personagens.
• Ilustrar histórias
ouvidas.
• Debater sobre o
final de uma história
|
Monday, September 15, 2014
Planificação de setembro - Português
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment