Monday, September 15, 2014

Planificação de setembro - Português

Áreas
Domínios
Conteúdos
Descritores de desempenho
Atividades
Português


Oralidade





Leitura e Escrita






Iniciação à Educação Literária



• Grafismos

• Vogais
(i, u)

• Ditongos (ui, iu)

• Letra maiúscula e minúscula, impressa e manuscrita

• Prestar atenção ao que ouve de modo a tornar possível a apropriação de padrões de entoação e ritmo
• Memorizar e reproduzir sequência de sons; apropriar-se de novos vocábulos


• Articular corretamente palavras
• Usar vocabulário adequado ao tema e situação
• Falar com progressiva autonomia e clareza


• Saber manusear livros folheando-os corretamente
• Distinguir texto e imagem
• Reconhecer que a mesma letra pode ser representada através de diferentes formas gráficas.
• Ler, respeitando a direcionalidade da linguagem escrita.
• Reconhecer a representação gráfica da fronteira de palavra.

• Respeitar a direcionalidade da escrita.
• Usar adequadamente os instrumentos de escrita.
• Utilizar a linha de base como suporte da escrita.
• Usar adequadamente maiúsculas e minúsculas.


• Identificar os tipos de letras
• Estabelecer correspondências entre som e letra(s)
• Identificar e aplicar a noção de fronteira de palavra
• Manipular os sons da língua e observar os efeitos produzidos
• Identificar rimas, identificar ditongos
• Dialogar sobre imagens: descrever cenas e objetos observados.
• Ouvir textos: compreensão, atenção, sequência, enriquecimento do vocabulário.
• Recontar histórias oralmente
• Responder a questionários orais sobre textos ouvidos.
• Escutar/Memorizar produções do património oral (lengalengas, adivinhas, trava-línguas).
• Repetir textos/poemas: verso a verso, palavra a palavra seguindo um ritmo (alto/baixo, rápido lento).
• Descobrir rimas (regularidades).
• Movimentar-se pela sala ao ritmo de um poema, acompanhando com batimentos.
• Brincar com as palavras, trocando sons.
• Discriminar abertura de vogais, acompanhando com batimentos fortes e fracos.
• Ouvir poemas, imaginar sons, dramatizar.
• Ilustrar textos ouvidos.
• Pensar e desenhar objetos com um som específico
nos seus nomes.
• Participar nas diferentes situações comunicativas (aguardar a sua vez de falar, ouvir e respeitar a fala dos outros...).
• Realizar grafismos.
• Identificar grafemas em palavras.
• Completar palavras com grafemas.
• Estabelecer correspondência entre impressa/ manuscrita
e maiúsculas/minúsculas.
• Relacionar imagem/palavra.
• Identificar palavras globalmente.
• Ouvir ler histórias: levantar hipóteses sobre o conteúdo a partir do título e das ilustrações; apreender o significado global; manifestar interesse por situações ou personagens.
• Ilustrar histórias ouvidas.
• Debater sobre o final de uma história

No comments:

Post a Comment