Áreas
|
Domínios
|
Conteúdos
|
Descritores de desempenho
|
Atividades
|
Matemática
|
Geometria e medida
|
•
Orientação
espacial
•
Figuras no
plano e sólidos geométricos
|
· Situar-se
no espaço em relação aos outros e aos objetos
· Relacionar objetos segundo a sua posição no
espaço
· Distinguir
entre interior, exterior e fronteira de um domínio limitado por uma linha
poligonal fechada.
· Comparar,
transformar e descrever objetos, fazendo classificações e justificando os
critérios utilizados.
|
· Manipulação de
objetos variados
· Observação e
descrição de imagens
· Descrição da
posição relativa de objetos em relação a si e aos outros, utilizando
vocabulário adequado (longe, perto, em cima, em baixo….)
· Realização de jogos
de raciocínio lógico
· Identificação e
desenho de linhas abertas e fechadas (interior, exterior, fronteira)
· Reconhecimento de
propriedades comuns aos objetos
· Comunicação de
descobertas e explicitação de situações vivenciadas
· Reflexão sobre as
aprendizagens
|
Estudo do Meio
|
A sua
Identificação
|
•
A minha Escola
•
Quem sou eu?
|
· Conhecer-se
(saber o seu nome, apelido, nome dos pais, endereço)
· Outono
(características, vestuário que usamos, frutos da época)
· Partes
do corpo (órgãos dos sentidos, suas funções, modificações do corpo)
|
· Visita às
instalações escolares.
· Observação
da sala de aula e o que nela existe.
· Conhecer
as pessoas que trabalham na escola.
· Diálogos
acerca da família de cada aluno e seus nomes.
· Identificação
do apelido como ligação aos seus pais.
· Manifestação
dos seus gostos e preferências de forma espontânea.
· Observação
dos colegas identificando as suas características físicas e compará-las (
mais alto, mais baixo,..)
· Expressão
das suas vivências e opiniões
· Dialogar
sobre os assuntos em estudo
· Observação
de cartazes alusivos
|
Monday, September 15, 2014
Planificação de setembro - Matemática e Estudo do Meio
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment