Monday, September 15, 2014

Planificação de setembro - Matemática e Estudo do Meio

Áreas
Domínios
Conteúdos
Descritores de desempenho
Atividades
Matemática


Geometria e medida


   Orientação espacial

   Figuras no plano e sólidos geométricos



·  Situar-se no espaço em relação aos outros e aos objetos
·   Relacionar objetos segundo a sua posição no espaço
·  Distinguir entre interior, exterior e fronteira de um domínio limitado por uma linha poligonal fechada.
·  Comparar, transformar e descrever objetos, fazendo classificações e justificando os critérios utilizados.

·  Manipulação de objetos variados
·  Observação e descrição de imagens
·  Descrição da posição relativa de objetos em relação a si e aos outros, utilizando vocabulário adequado (longe, perto, em cima, em baixo….)
·  Realização de jogos de raciocínio lógico
·  Identificação e desenho de linhas abertas e fechadas (interior, exterior, fronteira)
·  Reconhecimento de propriedades comuns aos objetos
·  Comunicação de descobertas e explicitação de situações vivenciadas
·  Reflexão sobre as aprendizagens
Estudo do Meio

A sua
Identificação

   A minha Escola

   Quem sou eu?

·  Conhecer-se (saber o seu nome, apelido, nome dos pais, endereço)
·  Outono (características, vestuário que usamos, frutos da época)
·  Partes do corpo (órgãos dos sentidos, suas funções, modificações do corpo)
·  Visita às instalações escolares.
·  Observação da sala de aula e o que nela existe.
·  Conhecer as pessoas que trabalham na escola.
·  Diálogos acerca da família de cada aluno e seus nomes.
·  Identificação do apelido como ligação aos seus pais.
·  Manifestação dos seus gostos e preferências de forma espontânea.
·  Observação dos colegas identificando as suas características físicas e compará-las ( mais alto, mais baixo,..)
·  Expressão das suas vivências e opiniões
·  Dialogar sobre os assuntos em estudo
·  Observação de cartazes alusivos

No comments:

Post a Comment