Monday, September 15, 2014

Planificação de setembro - Expressões e Atitudes e Valores

Áreas
Domínios
Conteúdos
Descritores de desempenho
Atividades
Expressões

·  Jogos de atenção
·  Jogos dramáticos
·  Modelagem, desenho, pintura, recorte, colagem
·  Jogos
·  Movimentar-se livremente de forma adequada conforme as situações
·  Desenvolver a capacidade de observação
·  Desenvolver a capacidade de integração e participação em grupo
·  Desenvolver formas pessoais de expressar o seu mundo interior e de representar a realidade           
·  Participar em jogos
·  Despertar o sentido de equipa
·  Salientar o valor do grupo
 
·  Movimentos executados livremente a partir de sons vocálicos: de canções e melodias, de gravações
·  Exploração do espaço circundante
·  Dramatização de cenas observadas do quotidiano
·  Conto de histórias com gestos e mímicas
·  Construção e utilização de instrumentos musicais
·  Ilustração e pintura livre ou de imagens dadas sobre temas do quotidiano – o outono.
·  Agarrar numa bola atirada pela professora
·  Realização de jogos de equipa
Atitudes e Valores

Organização da sala e do material escolar

Regras de Comporta-
mento
·  Reconhecer o material escolar e a sua função
·  Saber comportar-se de acordo com o local onde se encontra:
·  Sala de aula
·  Recreio
·  Cantina
• Saber utilizar o material escolar
• Aprender a organizar o seu ambiente de trabalho
• Desenvolver o respeito mútuo e a amizade
• Desenvolver hábitos e posturas adequadas
• Desenvolver a cooperação e a solidariedade


• Identificar o material que fica na escola e o que leva para casa
• Identificar alguns cuidados a ter com os colegas (não mexer no que é deles, não rir de algum disparate, saber que cada colega tem o seu próprio nome, …)
• Desenvolver hábitos saudáveis (como sentar na sala de aula, distância da cabeça aos livros, posição das mãos enquanto se escreve, o que trazer diariamente nas pastas, …)
• Identificar cuidados no recreio (não brincar com paus, bolotas, pedras; Saber brincar respeitando as brincadeiras dos colegas, obedecendo às ordens das funcionárias)
• Promover assembleias de turma

No comments:

Post a Comment