Thursday, November 24, 2016

Planificação - novembro/dezembro - MATEMÁTICA

Áreas
Domínios
Subdomínios / Conteúdos programáticos
Objetivos / Descritores de desempenho


Matemática

Números e Operações

– Arredondamentos de números..
Adição e subtração de números naturais

– Algoritmos da adição e da subtração envolvendo números até um milhão;
– Problemas de até três passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou completar.

Multiplicação de números naturais

– Tabuadas do 7, 8 e 9;
– Múltiplo de um número;
– Cálculo mental: produto por 10, 100, 1000, etc.; produto de um número de um algarismo por um número de dois algarismos;
– Algoritmo da multiplicação envolvendo números até um milhão;
– Critério de reconhecimento dos múltiplos de 2, 5 e 10;
– Problemas de até três passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.





Descodificar o sistema de numeração decimal
·         Arredondar um número natural à dezena, à centena, ao milhar, à dezena de milhar ou à centena de milhar mais próxima, utilizando o valor posicional dos algarismos.

Adicionar e subtrair números naturais

·         Adicionar dois números naturais cuja soma seja inferior a 1 000 000, utilizando o algoritmo da adição.
·         Subtrair dois números naturais até 1 000 000, utilizando o algoritmo da subtração.

Resolver problemas
·         Resolver problemas de até três passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar.

Multiplicar números naturais
·         Saber de memória as tabuadas do 7, do 8 e do 9.
·         Utilizar corretamente a expressão «múltiplo de» e reconhecer que os múltiplos de 2 são os números pares.
·         Reconhecer que o produto de um número por 10, 100, 1000, etc., se obtém acrescentando à representação decimal desse número o correspondente número de zeros.
·         Efetuar mentalmente multiplicações de números com um algarismo por múltiplos de dez inferiores a cem, tirando partido das tabuadas.
·         Efetuar a multiplicação de um número de um algarismo por um número de dois algarismos, decompondo o segundo em dezenas e unidades e utilizando a propriedade distributiva.
·         Multiplicar fluentemente um número de um algarismo por um número de dois algarismos, começando por calcular o produto pelas unidades e retendo o número de dezenas obtidas para o adicionar ao produto pelas dezenas.
·         Multiplicar dois números de dois algarismos, decompondo um deles em dezenas e unidades, utilizando a propriedade distributiva e completando o cálculo com recurso à disposição usual do algoritmo.
·         Multiplicar quaisquer dois números cujo produto seja inferior a um milhão, utilizando o algoritmo da multiplicação.
·         Reconhecer os múltiplos de 2, 5 e 10 por inspeção do algarismo das unidades.
Resolver problemas
·         Resolver problemas de até três passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.


Organização e Tratamento de dados

Representação e tratamento de dados
– Diagramas de caule-e-folhas;
– Frequência absoluta;
– Moda;
– Mínimo, máximo e amplitude;
– Problemas envolvendo análise e organização de dados, frequência absoluta, moda e amplitude.
Representar conjuntos de dados
·         Representar conjuntos de dados expressos na forma de números inteiros não negativos em diagramas de caule-e-folhas.

Tratar conjuntos de dados
·         Identificar a «frequência absoluta» de uma categoria/classe de determinado conjunto de dados como o número de dados que pertencem a essa categoria/classe.
·         Identificar a «moda» de um conjunto de dados qualitativos/quantitativos discretos como a categoria/classe com maior frequência absoluta.
·         Saber que no caso de conjuntos de dados quantitativos discretos também se utiliza a designação «moda» para designar qualquer classe com maior frequência absoluta do que as classes vizinhas, ou seja, correspondentes aos valores imediatamente superior e inferior.

·         Identificar o «máximo» e o «mínimo» de um conjunto de dados numéricos respetivamente como o maior e o menor valor desses dados e a «amplitude» como a diferença entre o máximo e o mínimo.
Resolver problemas

·         Resolver problemas envolvendo a análise de dados representados em tabelas, diagramas ou gráficos e a determinação de frequências absolutas, moda, extremos e amplitude.
·         Resolver problemas envolvendo a organização de dados por categorias/classes e a respetiva representação de uma forma adequada.

No comments:

Post a Comment