Áreas
|
Domínios
|
Subdomínios / Conteúdos programáticos
|
Objetivos
/ Descritores de desempenho
|
Matemática
|
Números e Operações
|
– Arredondamentos de
números..
Adição e subtração de
números naturais
– Algoritmos da adição e
da subtração envolvendo números até um milhão;
– Problemas de até três
passos envolvendo situações de juntar, acrescentar, retirar, comparar ou
completar.
Multiplicação de números
naturais
– Tabuadas do 7, 8 e 9;
– Múltiplo de um número;
– Cálculo mental: produto
por 10, 100, 1000, etc.; produto de um número de um algarismo por um número
de dois algarismos;
– Algoritmo da
multiplicação envolvendo números até um milhão;
– Critério de
reconhecimento dos múltiplos de 2, 5 e 10;
– Problemas de até três
passos envolvendo situações multiplicativas nos sentidos aditivo e
combinatório.
|
Descodificar o
sistema de numeração decimal
·
Arredondar um número natural à dezena, à centena, ao
milhar, à dezena de milhar ou à centena de milhar mais próxima, utilizando o
valor posicional dos algarismos.
Adicionar e
subtrair números naturais
·
Adicionar dois números naturais cuja soma seja inferior
a 1 000 000, utilizando o algoritmo da adição.
·
Subtrair dois números naturais até 1 000 000,
utilizando o algoritmo da subtração.
Resolver problemas
·
Resolver problemas de até três passos envolvendo
situações de juntar, acrescentar, retirar, completar e comparar.
Multiplicar números
naturais
·
Saber de memória as tabuadas do 7, do 8 e do 9.
·
Utilizar corretamente a expressão «múltiplo de» e
reconhecer que os múltiplos de 2 são os números pares.
·
Reconhecer que o produto de um número por 10, 100,
1000, etc., se obtém acrescentando à representação decimal desse número o
correspondente número de zeros.
·
Efetuar mentalmente multiplicações de números com um
algarismo por múltiplos de dez inferiores a cem, tirando partido das
tabuadas.
·
Efetuar a multiplicação de um número de um algarismo
por um número de dois algarismos, decompondo o segundo em dezenas e unidades
e utilizando a propriedade distributiva.
·
Multiplicar fluentemente um número de um algarismo por
um número de dois algarismos, começando por calcular o produto pelas unidades
e retendo o número de dezenas obtidas para o adicionar ao produto pelas
dezenas.
·
Multiplicar dois números de dois algarismos, decompondo
um deles em dezenas e unidades, utilizando a propriedade distributiva e
completando o cálculo com recurso à disposição usual do algoritmo.
·
Multiplicar quaisquer dois números cujo produto seja
inferior a um milhão, utilizando o algoritmo da multiplicação.
·
Reconhecer os múltiplos de 2, 5 e 10 por inspeção do
algarismo das unidades.
Resolver problemas
·
Resolver problemas de até três passos envolvendo
situações multiplicativas nos sentidos aditivo e combinatório.
|
Organização e Tratamento
de dados
|
Representação e tratamento
de dados
– Diagramas de
caule-e-folhas;
– Frequência absoluta;
– Moda;
– Mínimo, máximo e
amplitude;
– Problemas envolvendo análise e
organização de dados, frequência absoluta, moda e amplitude.
|
Representar
conjuntos de dados
·
Representar conjuntos de dados expressos na forma de
números inteiros não negativos em diagramas de caule-e-folhas.
Tratar conjuntos de
dados
·
Identificar a «frequência absoluta» de uma
categoria/classe de determinado conjunto de dados como o número de dados que
pertencem a essa categoria/classe.
·
Identificar a «moda» de um conjunto de dados
qualitativos/quantitativos discretos como a categoria/classe com maior
frequência absoluta.
·
Saber que no caso de conjuntos de dados quantitativos
discretos também se utiliza a designação «moda» para designar qualquer classe
com maior frequência absoluta do que as classes vizinhas, ou seja, correspondentes
aos valores imediatamente superior e inferior.
·
Identificar o «máximo» e o «mínimo» de um conjunto de
dados numéricos respetivamente como o maior e o menor valor desses dados e a
«amplitude» como a diferença entre o máximo e o mínimo.
Resolver problemas
·
Resolver problemas envolvendo a análise de dados
representados em tabelas, diagramas ou gráficos e a determinação de
frequências absolutas, moda, extremos e amplitude.
·
Resolver problemas envolvendo a organização de dados
por categorias/classes e a respetiva representação de uma forma adequada.
|
Thursday, November 24, 2016
Planificação - novembro/dezembro - MATEMÁTICA
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment