Thursday, November 24, 2016

Planificação - novembro/dezembro - ESTUDO DO MEIO



Estudo do Meio






































À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES

-O passado do meio local

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

-Meios de comunicação

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

Realizar experiências de mecânica

À DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS

O COMÉRCIO LOCAL

À DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS

REALIZAR EXPERIÊNCIAS DE MECÂNICA

À DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
OUTRAS CULTURAS DA SUA COMUNIDADE

CONHECER COSTUMES E TRADIÇÕES DE OUTROS POVOS

·  Identificar figuras da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição oral…

·  Conhecer factos e datas importantes para a história local (origem da povoação, concessão de forais, batalhas, lendas históricas…).

·  Conhecer vestígios do passado local: construções (habitações, castelos, moinhos, antigas fábricas, igrejas, monumentos pré--históricos, pontes, solares, pelourinhos…); alfaias e instrumentos antigos e atividades a que estavam ligados; costumes e tradições locais (festas, jogos tradicionais, medicina popular, trajes, gastronomia…); feriado municipal (acontecimento a que está ligado).

·  Reconhecer a importância do património histórico local.

·  Investigar sobre a evolução das comunicações (pessoais e sociais).

·  Investigar sobre a evolução dos transportes.

·  Realizar experiências com rodas dentadas (transmissão do movimento).

·  Realizar experiências com molas e elásticos (elasticidade).
·  Contactar, observar e descrever diferentes locais de comércio (supermercado, mercearia, sapataria, praça, feira…): o que vendem; onde se abastecem; como se transportam os produtos; como se conservam os produtos alimentares; como se vendem (condições de armazenamento e manuseamento…); reconhecer menções obrigatórias nos produtos (composição, validade, modo de emprego…); reconhecer a importância do recibo e/ou fatura.

·  Realizar experiências com alavancas, quebra-nozes, tesouras… (forças).

·  Realizar experiências e construir balanças, baloiços, mobiles… (equilíbrio).

·  Conhecer aspetos da cultura das minorias que eventualmente habitem na localidade ou bairro (costumes, língua, gastronomia, música…).

·  Estruturar o conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes.

·     Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo e identificar alguns elementos relativos à História e à geografia de Portugal.

·  Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.

·  Selecionar diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples (entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.

·  Reconhecer e valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminação.

·  Identificar os principais elementos do meio social envolvente (família, escola, comunidade e suas formas de organização e atividades humanas), comparando e relacionando as suas principais características.

·  Identificar problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em ações ligadas à melhoria do seu quadro de vida.

·  Utilizar alguns processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar, descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas, ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e experimentação.

·  Selecionar diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples (entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes modalidades para comunicar a informação recolhida.
·  Desenvolver hábitos de higiene pessoal e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo.

·  Reconhecer e valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminação.

No comments:

Post a Comment