Estudo do Meio
|
À
DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
-O
passado do meio local
À
DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
-Meios de
comunicação
À
DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
Realizar
experiências de mecânica
À
DESCOBERTA DAS INTER-RELAÇÕES ENTRE ESPAÇOS
O COMÉRCIO LOCAL
À
DESCOBERTA DOS MATERIAIS E OBJETOS
REALIZAR
EXPERIÊNCIAS DE MECÂNICA
À
DESCOBERTA DOS OUTROS E DAS INSTITUIÇÕES
OUTRAS CULTURAS DA
SUA COMUNIDADE
CONHECER COSTUMES E
TRADIÇÕES DE OUTROS POVOS
|
· Identificar figuras
da história local presentes na toponímia, estatuária, tradição oral…
· Conhecer factos e
datas importantes para a história local (origem da povoação, concessão de
forais, batalhas, lendas históricas…).
· Conhecer vestígios
do passado local: construções (habitações, castelos, moinhos, antigas
fábricas, igrejas, monumentos pré--históricos, pontes, solares,
pelourinhos…); alfaias e instrumentos antigos e atividades a que estavam
ligados; costumes e tradições locais (festas, jogos tradicionais, medicina
popular, trajes, gastronomia…); feriado municipal (acontecimento a que está
ligado).
· Reconhecer a
importância do património histórico local.
· Investigar sobre a
evolução das comunicações (pessoais e sociais).
· Investigar sobre a
evolução dos transportes.
· Realizar
experiências com rodas dentadas (transmissão do movimento).
· Realizar
experiências com molas e elásticos (elasticidade).
· Contactar, observar
e descrever diferentes locais de comércio (supermercado, mercearia,
sapataria, praça, feira…): o que vendem; onde se abastecem; como se
transportam os produtos; como se conservam os produtos alimentares; como se
vendem (condições de armazenamento e manuseamento…); reconhecer menções
obrigatórias nos produtos (composição, validade, modo de emprego…);
reconhecer a importância do recibo e/ou fatura.
· Realizar
experiências com alavancas, quebra-nozes, tesouras… (forças).
· Realizar
experiências e construir balanças, baloiços, mobiles… (equilíbrio).
· Conhecer aspetos da
cultura das minorias que eventualmente habitem na localidade ou bairro
(costumes, língua, gastronomia, música…).
|
· Estruturar o
conhecimento de si próprio, desenvolvendo atitudes de autoestima e de
autoconfiança e valorizando a sua identidade e raízes.
· Desenvolver e estruturar noções de espaço
e de tempo e identificar alguns elementos relativos à História e à geografia
de Portugal.
· Utilizar alguns
processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar,
descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas,
ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e
experimentação.
· Selecionar
diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e
utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples
(entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes
modalidades para comunicar a informação recolhida.
· Reconhecer e
valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por
outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminação.
· Identificar os
principais elementos do meio social envolvente (família, escola, comunidade e
suas formas de organização e atividades humanas), comparando e relacionando
as suas principais características.
· Identificar
problemas concretos relativos ao seu meio e colaborar em ações ligadas à
melhoria do seu quadro de vida.
· Utilizar alguns
processos simples de conhecimento da realidade envolvente (observar,
descrever, formular questões e problemas, avançar possíveis respostas,
ensaiar, verificar), assumindo uma atitude de permanente pesquisa e
experimentação.
· Selecionar
diferentes fontes de informação (orais, escritas, observação, etc.) e
utilizar diversas formas de recolha e de tratamento de dados simples
(entrevistas, inquéritos, cartazes, gráficos, tabelas). Utilizar diferentes
modalidades para comunicar a informação recolhida.
· Desenvolver hábitos
de higiene pessoal e de vida saudável utilizando regras básicas de segurança
e assumindo uma atitude atenta em relação ao consumo.
· Reconhecer e
valorizar o seu património histórico e cultural e desenvolver o respeito por
outros povos e culturas, rejeitando qualquer tipo de discriminação.
|
Thursday, November 24, 2016
Planificação - novembro/dezembro - ESTUDO DO MEIO
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment