Tuesday, January 16, 2018

planificação janeiro 2018

Português
Domínios
Subdomínios / Conteúdos programáticos
Oralidade

COMPREENSÃO DO ORAL
Vocabulário (sinónimos, antónimos, famílias de palavras, instruções, indicações)

Informação essencial e acessória

Facto e opinião

Ideia principal

Reconto

Intencionalidade comunicativa

Pesquisa e organização da informação (tema, tópico, assunto, hierarquização da informação, mapas de ideias, de conceitos, palavras-chave, abreviaturas, esquemas)
Registo formal e informal, repetições, frases inacabadas, pausas...






EXPRESSÃO ORAL

Articulação, acento, entoação, pausa

Planificação do discurso (identificação do tópico, tema, seleção e hierarquização da informação essencial de acordo com o objetivo)

Relato, reconto, descrição, narrativa

Aviso, pergunta, pedido, recado, instrução



Leitura e Escrita
LEITURA

Instruções; indicações

Paratexto e vocabulário relativo ao livro (título, subtítulo, capa, contracapa, lombada, ilustração, ilustrador, índice...)

Autor


Pesquisa e organização da informação (tema, tópico, assunto, hierarquização da informação, mapas de ideias, de conceitos, palavras-chave, abreviaturas, esquemas)


Configuração gráfica, produção de sentido

Funções e objetivos da leitura

Intenção comunicativa (informar, recrear, mobilizar a ação)
Relações intratextuais (parte-todo, causa-efeito, facto-opinião)

Ficção, não ficção
Informação relevante e acessória

Assunto e ideia principal

Sentidos explícitos e implícitos


Texto narrativo, expositivo, descritivo, instrucional, conversacional, poesia

Componentes da narrativa: personagens (principal,
secundária(s)), espaço, tempo e ação

Estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão

Texto expositivo: facto, explicação, exemplos; introdução, desenvolvimento, conclusão

Poesia: verso, estrofe, rima e refrão

Leitura orientada
Tipos e formas de leitura
Ilustração, grafismo; humor, ironia; rimas
ESCRITA


Registo e organização da informação

Resumo

Abreviatura, formas de destaque, nota, apontamento, sumário, índice, gráficos, tabelas, mapas, esquemas...

Planificação de textos

Textualização


Escrita compositiva

Configuração gráfica, pontuação e sinais auxiliares de escrita, ortografia

Texto narrativo, expositivo, descritivo, instrucional, conversacional, poesia

Componentes da narrativa: personagens (principal, secundária(s)), espaço, tempo e ação

Estrutura da narrativa: introdução, desenvolvimento e conclusão
Fórmulas de abertura e encerramento; conectores discursivos

Texto expositivo: facto, explicação, exemplos; introdução, desenvolvimento, conclusão

Texto conversacional: verbos introdutores do relato no discurso; marcas gráficas (travessão; dois pontos)

Revisão de textos
Tipos de erros
Educação Literária
O menino recompensado
de António Botto
Texto narrativo

Paratexto e vocabulário relativo ao livro (título, subtítulo, capa, contracapa, lombada, ilustração, ilustrador, índice...e autor).

Funções e objetivos da leitura
Intenção comunicativa -recrear.

Ficção, não ficção





Leitura orientada
Tipos e formas de leitura


Gramática
Flexão pronominal – número (singular, plural); género
(masculino, feminino), pessoa (1.ª, 2.ª, 3.ª)

Flexão verbal: conjugação (1.ª, 2.ª, 3.ª); pessoa (1.ª, 2.ª, 3.ª); número (singular, plural); vogal temática

Tempos verbais: presente, futuro, pretérito (perfeito, imperfeito)

Modos verbais – indicativo, imperativo, infinitivo


Determinante artigo (definido, indefinido), possessivo, demonstrativo

Pronome pessoal (forma tónica e átona); possessivo, demonstrativo, interrogativo
 


Advérbio

Preposição

Família de palavras


Sinónimos, antónimos

Valores semânticos da frase: afirmativa, negativa

No comments:

Post a Comment